Geral

César Borges confirma desmanche da Valec

Imagem César Borges confirma desmanche da Valec
De acordo com o ministro baiano, a estatal irá passar por profunda reformulação   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/09/2013, às 06h29   Alessandro Isabel (twitter: @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro dos Transportes, César Borges, falou sobre o fim da empresa estatal de ferrovias Valec. Borges tratou do assunto na manhã desta sexta-feira (06), durante o 55º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento promovido ontem (05) e hoje no Sheraton Bahia Hotel, em Salvador.
De acordo com o ministro baiano a estatal irá passar por profunda reformulação que passará pela mudança de nome, marca e organização. "O imagem está desgastada. Se qualquer empresa do exterior fizer uma simples pesquisa na internet vai encontrar várias informações negativas sobre a Valec, e isso não é nada bom", disse ao salientar que a mudança não deverá provocar atraso nas licitações das ferrovias. A estatal passará a se chamar Empresa Brasileira de Ferrovias S.A (EBF).
A reformulação anunciada ocorre no momento em que o governo prepara a licitação do primeiro trecho de ferrovia de um total de mais de 10 mil quilômetros que passarão à iniciativa privada. Na Bahia a  Valec segue responsável pela FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) que vai ligar os municípios de Ilhéus a Barreiras e segue com as obras atrasadas, o que rende duras críticas ao Governo Federal.
O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), conta com as presenças de secretários de Planejamento de todo o Brasil. A Bahia segue sendo representada pelo secretário da pasta, José Sergio Gabrielli. Borges palestrou sobre “Infraestrutura e Logística” e foi sabatinado pelos gestores que questionaram os investimentos do governo nas ferrovias, hidrovias, portos e, principalmente, rodovias.

Foto: Gilberto Júnior | Bocão News

Publicada no dia 06 de setembro de 2013, às 11h59

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp