Geral

Grito dos Excluídos: índio Pataxó prevê mais conflitos no Extremo Sul

Imagem Grito dos Excluídos: índio Pataxó prevê mais conflitos no Extremo Sul
De acordo com Kâhu os fazendeiros estão 'encurralando' as tribos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/09/2013, às 14h04   Alessandro Isabel (twitter: @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

O Grito dos Excluídos foi marcado pela presença de dezenas de grupos que marcharam do Campo Grande até o a Praça Castro Alves, no Centro de Salvador. Dentre os manifestantes o Bocão News encontrou o índio Kâhu Pataxó, secretário geral do Movimento Unidos dos Povos e Organização Indígenas da Bahia (MUPOBA). Kâhu faz parte da tribo Coroa Vermelha e falou sobre os conflitos entre agricultores e índios no sul da Bahia.

“Em Buerarema a situação hoje é de guerra entre os Tupinambás e os fazendeiros. Os Pataxós estão na região de Prado, no Extremo Sul, e já estamos nos movimentando. Existem empresário que estão vindo de Mato Grosso para influenciar os fazendeiros da região e percebemos que o clima está tenso. Estamos tentando dialogar com o Ministério da Justiça, mas tudo segue muito lento. Infelizmente a demarcação de terra ainda não aconteceu e eles estão invadindo nossa mãe (terra) e isso não vamos permitir”, garantiu Kâhu.

Em Buerarema o conflito entre índios e fazendeiros obrigou o governo a utilizar a Força de Segurança Nacional, que desde o dia 20 de agosto segue na região. Produtores rurais acusam os índios de invasão de terras, e os índios dizem que os agricultores estão invadindo área indígena. Casas já foram incendiadas e o clima de tensão permanece em Buerarema. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp