Geral

Chuva diminui, mas estragos continuam

Imagem Chuva diminui, mas estragos continuam
Até às 20h desta sexta-feira (11), a Defesa Civil registrou 58 ocorrências  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/10/2013, às 08h58   Juliana Costa (Twitter: @julianafrcosta)


FacebookTwitterWhatsApp

Desde a última quarta-feira (9) que a capital baiana sofre com os estragos causados pela chuva. Órgãos como Codesal e Limpurb estão trabalhando em caráter emergencial. Até às 20h desta sexta-feira (11), a Defesa Civil registrou 58 ocorrências, dentre elas estão, 22 deslizamentos de terra, 22 imóveis alagados e sete ameaças de desabamento.

Ainda de acordo com órgão, entre 19h e 20h não foram registradas nenhuma ocorrência. A principal avenida cidade, a Paralela está com fluxo intenso, mas considerado normal pelo horário. As outras vias mantém o fluxo normal.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva continua nos próximos quatro dias, mas com períodos de melhora, com chuvas isoladas. O fim de semana de feriado será nublado com temperaturas entre 20 ºC a 25 ºC. Ainda de acordo com instituto choveu 140 milímetros em apenas 24 horas na capital baiana. É o maior índice registrado neste período do ano desde 2005 e bem superior as 114,9 mm de todo o mês de outubro de 2012.

A população dos bairros periféricos é quem mais sofre com o clima. Na noite desta quinta-feira (10), 40 famílias ficaram desabrigadas no bairro de Valéria. Por conta do caos que se instalou no bairro, as famílias - através da secretaria de Promoção Social - irão ser abrigadas na escola municpal Afonso Temporal, localizada próximo à Associação de Moradores.

O secretário Maurício Trindade, bem como, a subsecretária Tatiane Matos, encaminharam 30 colaboradores da gestão para a localidade afim de relocar os moradores e levar mantimentos como roupas, colchões, alimentos, água e todo material necessário para dar assistência às vítimas. "É uma tragédia. Muitas já se relocaram nas casas de parentes e outras ficarão aqui na escola", relatou Trindade.

A prefeitura anunciou uma série de ações emergenciais que incluem serviços de limpeza, microdrenagem, poda e retirada de árvores, ordenamento de trânsito, atendimento a famílias desalojadas ou desabrigadas, deslizamento de terra e alagamento de áreas.

Veja a galeria de fotos


Postada às 20h14 do dia 11 de outubro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp