Geral

De novo. Baianas denunciam “calote” da Bahiatursa

Imagem De novo. Baianas denunciam “calote” da Bahiatursa
Empresa que realizou contrato de profissionais confirma falta de pagamento  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/10/2013, às 06h51   Alessandro Isabel (twitter: @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

Trabalhar e não receber. Essa parece ser uma prática normal para as baianas que prestam serviços nos receptivos de eventos promovidos pela Empresa de Turismo da Bahia S. A. – Bahiatursa –, vinculada à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).

Em setembro de 2012 o Bocão News recebeu denúncias atestando a falta de pagamento atribuída à empresa Via Press Comunicação, responsável por terceirizar a contratação de profissionais para o governo da Bahia.

À época as baianas acusavam o não pagamento dos valores referentes as diárias trabalhadas em eventos oficiais do governo, no porto e aeroporto de Salvador, além da Stock Car. Após a matéria ser veiculada, os valores foram pagos.

Um ano após a primeira denuncia, o mesmo grupo de baianas voltou a procurar o site para acusar mais uma vez a falta de pagamento. Dessa vez as mulheres prestaram serviço no Centro de Convenções, em Salvador, durante o II Salão Baiano de Turismo – que foi promovido entre os dias 10 e 14 de abril de 2013. O evento recebeu mais de 12 mil visitantes que foram recepcionados pelas baianas.

Este ano, o Salão contou com 102 estandes comerciais e 32 institucionais. Entre os expositores estiveram as 13 zonas turísticas do estado, 78 municípios e 20 segmentos turísticos. “Todo o investimento que girou durante o evento não foi o bastante para pagar as nossas diárias”, desabafa uma baiana que trabalhou em jornada dupla e prefere ter a identidade preservada. ”Tínhamos que ficar em pé durante horas, com uma roupa que é quente e pesada. Sempre com sorriso no rosto, mas o governo não tem a sensibilidade para nos dar o que nos é de direito”.

De acordo com as denunciantes, a Via Press Comunicação informou para elas que o problema está na falta de repasse do governo do Estado para a empresa, que fica impossibilitada de pagar pelos serviços. Ainda segunda a baiana elas procuraram a Setur que jogou a dívida para a Secretaria da Fazenda (Sefaz), que devolveu a dívida para a Setur.

A reportagem do Bocão News manteve contato com a empresa. Por meio da nota oficial, a Via Press Comunicação confirmou que ainda não conseguiu honrar com os compromissos firmados em função da falta de pagamento creditados ao Estado. “A Via Press Comunicação informa que até o momento não recebeu o pagamento do 2 º Salão do Turismo, realizado em abril deste ano, por parte da Bahiatursa. Assim que a Bahiatursa quitar o pagamento do evento serão feitos os repasses aos fornecedores, como as baianas e outros prestadores de serviço que trabalharam durante o evento”. 


A reportagem tentou manter contato com o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, que acumula o posto de presidente da Bahiatursa, mas não obteve êxito. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp