Geral

Vereador lamenta morte de Mandela: “um gênio”

Imagem Vereador lamenta morte de Mandela: “um gênio”
Silvio Humberto se emocionou ao falar sobre o líder sul-africano  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/12/2013, às 06h49   Alessandro Isabel (twitter: @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

Líder. Essa foi a palavra escolhida pelo vereador soteropolitano Silvio Humberto (PSB) para resumir a trajetória de Nelson Mandela. Aos 95 anos, o líder sul-africano não resistiu a uma infecção pulmonar e morreu na quinta-feira (05).

“É um momento difícil. Um ícone que se vai, mais que deixa um exemplo de vida, civilidade, respeito e revolução. Uma pessoa que lutou contra o racismo e conseguiu libertar uma nação”, desabafa Humberto.

Bastante emocionado, o vereador acredita que a genialidade creditada por ela a Mandela se dá em função do poder de dialogar sem violência. “Ele conseguiu derrubar o Apartheid e girou o mundo nessa luta. Ele conseguiu criar uma ponte entre brancos e negros dentro da África do Sul, algo nunca pensado, e devemos seguir o mesmo exemplo”, concluiu.

O funeral de Nelson Mandela, será no dia 15 de dezembro e será enterrado com honras de chefe de Estado. Diversos líderes mundiais são esperados para o funeral.


No dia 10 de dezembro será realizada uma cerimônia nacional em memória do líder, no estádio de Soweto, em Johanesburgo. O corpo do ex-presidente ficará exposto na sede da Presidência em Pretória, entre os dias 11 e 13 de dezembro.

No dia, 15, Mandela será sepultado na Aldeia de Qunu, no Sul do país, onde foi criado. O presidente decretou luto nacional de uma semana, a começar no domingo (8).

Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, o ex-presidente morreu ontem (5), aos 95 anos, vítima de complicações respiratórias. A morte do líder foi anunciada pelo presidente do país, Jacob Zuma, pela televisão.

postada às 13h49 do dia 06 de dezembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp