Geral

Aeroportuários podem fazer greve neste fim de ano

Imagem Aeroportuários podem fazer greve neste fim de ano
Trabalhadores da aviação se reúnem nesta sexta-feira (13) para definir próximos passos   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/12/2013, às 18h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Representantes das companhias aéreas e sindicatos dos aeroviários não chegaram ao consenso sobre o reajuste salarial da categoria, referente ao ano 2013/2014. Na última rodada de negociação, nesta quarta-feira (11), as empresas aéreas não concordaram em conceder um reajuste acima do INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) que, atualmente está em 5.6%.

Diante do impasse, os sindicatos da categoria convocaram trabalhadores de todos os aeroportos do Brasil para realizarem assembleias hoje a fim de votarem a favor da greve geral. A paralisação pode ocorrer a partir do dia 20, em pleno período de grande fluxo de viagens.

Na próxima terça- feira (17) acontece um ato de protesto nos aeroportos de todo o país. Em Salvador, o movimento terá início às 7h da manhã. “Mobilizaremos todos os funcionários a participarem conosco, a fim de conseguirmos um reajuste digno para a categoria”, diz André Luiz Carvalho, presidente do SNA na Bahia.

Os trabalhadores reivindicam um reajuste de 12 %, para compensar as perdas com a inflação, além de outros benefícios, como: cesta básica, que deve ser paga tanto nas férias como durante a licença maternidade; acréscimo do vale-refeição nas horas extras; pagamento e compensação de domingos e feriados.

Além disso, os trabalhadores solicitam a retirada das mudanças de escala, mesmo por motivo de força maior; garantia de creche ou escola em educação infantil para os filhos dos aeroviários; prorrogação de 60 dias da licença maternidade. No entanto, as empresas aéreas, representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), oferecem um reajuste de 5,58%, o que corresponde somente ao INPC.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp