Geral

Retrospectiva 2013: veja tragédias e casos que marcaram o ano

Imagem Retrospectiva 2013: veja tragédias e casos que marcaram o ano
Caso Kátia Vargas, manifestações do MPL e tragédia Lajedinho ficarão na história  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/12/2013, às 10h02   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

O ano de 2013 vai deixar registrado casos e tragédias que marcaram a população e levaram vidas. O dia 11 de outubro ficará marcado para sempre na vida da enfermeira Maria Danúbia, mãe de Emanuel e Emanuelle. Três meses. Este é o tempo que marca a morte de dois irmãos – Emanuel e Emanuelle, ocorrida no dia 11 de outubro, às 8h19, no bairro da Ondina, em Salvador.  De um lado, a comoção social pela perda de dois jovens, filhos únicos de uma mãe inconsolável e que pede justiça. Do outro, uma médica oftalmologista, mãe de dois filhos, filha, esposa, presa há dois meses e duas semanas.
Desde que a tragédia ocorreu e como consequência a prisão da médica Kátia Vargas – até então acusada pelo Ministério Público do Estado da Bahia de duplo homicídio triplamente qualificado - a defesa da família dos jovens, bem como, a defesa da ré, reúnem provas, laudos e todo material que possa trazer a verdade, sem interferências ou deduções. O juiz que determinará o futuro de Kátia Vargas irá analisar um documento de 500 páginas no qual constam as duas defesas, bem como os laudos periciais e cadavéricos. A médica Kátia Vargas decidiu falar pela primeira vez sobre o caso no dia 27 de dezembro.
A oftalmologista foi presa no dia 17 de outubro e exatamente um mês depois deixou o Complexo Penintenciário Feminino da Mata Escura. Kátia depôs pela primeira vez no dia 12 de dezembro e garantiu não ter colidido com a moto dos irmãos. O site Bocão News recebeu em primeira mão imagens de Kátia Vargas, em vídeo gravado na casa dela, no qual a médica fala sobre o aconteceu naquele dia.
ASSISTA 

Crianças ficam soterradas na Fazenda Grande do Retiro
Cinco pessoas, entre elas uma mulher e quatro crianças, ficaram soterradas após desabamento de um barranco na manhã no dia 17 de junho, na rua do Marotinho, bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.  Tainá de Jesus Sena, de 22 anos e o bebê de pouco mais de um ano, filho dela, morreram soterrados. Após quase duas horas do desabamento, o Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar com vida três crianças, que estavam entre as cinco vítimas. Duas crianças foram identificadas como Maiane e Maicon.
Lajedinho em luto
Ruas inteiras destruídas, vidas ceifadas e famílias estilhaçadas pelas perdas dos seus parentes. Os escombros e a lama, eletrodomésticos, móveis e até automóveis que foram levados pela força das águas, ilustram pedaços de vidas que foram levados pela enxurrada que em duas horas arrastou tudo que estava pela frente. Muitas pessoas perderam parentes na tragédia. Suelem Batista dos Santos, 22 anos, que é babá em Salvador, chegou desesperada a Lajedinho na noite deste domingo (8), após ter notícia da morte de quase toda sua família.

Ela perdeu pai, irmão, tia, avó, a madrasta e o avô está internado, sem informação do seu estado de saúde. Os trabalhos de resgate da força tarefa montada pelo Corpo de Bombeiros encerraram por volta das 22 horas do dia 8 de dezembro, com 11 corpos resgatados entre os 17 desaparecidos. Os últimos encontrados foram um homem identificado pelo prenome de Reginaldo e um menino de aproximadamente 4 anos, identificado como Pedro Levi. Na casa onde o garoto morava, além dele, mais três pessoas foram arrastadas pela enxurrada e quatro foram encontradas sem vida. Três se salvaram. Em meio à destruição, suja de lama e em cima de uma balaustrada, a reportagem do Bocão News encontrou uma Bíblia ao lado de uma rosa, aberta no livro de Jó, o qual relata a vida de um homem que teve a vida destruída, mas não perdeu sua fé.
Manifestações do MPL tomam conta de Salvador
Manifestantes se aglomeraram no centro da capital, em junho detse ano, quando o Mavimento Passe Livre  - que se espalhou por todo o país - foi às ruas pedindo um Brasil diferente. Entre as listas de reivindicações estão:
Lista do Movimento Passe Livre Salvador 
1. O Passe Livre é pauta prioritária do movimento
2. Assegurar Passe Livre para estudantes e desempregados
3. Auditoria das contas do metrô
4. Auditoria das contas “caixa-preta” do SETPS
5. Reativação do Conselho Municipal de Transporte
6. Estabelecer o Conselho da Cidade com caráter deliberativo
7. Lutar contra a privatização da Estação da Lapa
8. Lutar pela municipalização do transporte
9. Lutar pela estatização das empresas de transporte
10. Assegurar transporte 24 horas
11. Lutar por uma melhor política de mobilidade urbana
12. Implantação de ciclovias em toda a cidade
13. Lutar pela Tarifa Zero
14. Auditoria dos gastos da Copa 
15. 10% do PIB para educação pública, gratuita, e de qualidade.
16. Anulação da PEC 37
17. Lutar contra a criminalização dos movimentos sociais
18. 100% do Pré-sal e da Petrobrás para financiamento estatal
19. Aumento em mais de 100% nos alimentos de Cesta básica.
20. O repúdio do movimento à mídia golpista, que busca manipular o movimento 
21. O movimento se articulará com as pautas das manifestações que estão ocorrendo nacionalmente
22. Fazer uma carta aberta com as pautas do movimento
23. Mobilizar de forma criativa, dialogar com grupos artísticos 
24. Convocar demais movimentos sociais para compor as manifestações
O choque com a polícia acabou sendo invitável e o clima de tensão tomou conta de Salvador. Lojas depredadas e manifetsante ferido marcou o ano de 2013.
Chuvas arrasam Salvador, que fica debaixo d'água
2013 foi um ano de muita chuva na capital baiana. Alagementos, desabamentos de terra, carros boiando nas principais avenidas e soteropolitanos ilhados. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp