Geral

Praia suja, caos no trânsito e arrastão marcam Verão Coca Cola

Imagem Praia suja, caos no trânsito e arrastão marcam Verão Coca Cola
Leitores do Bocão News reclamaram do 1º domingo do projeto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/01/2014, às 17h25   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Trânsito parado, lixo nas praias e arrastão em Armação, Orla de Salvador. As denúncias partem de leitores do Bocão News que procuraram a redação para denunciar o que consideram descaso por parte dos órgãos públicos após o projeto Verão Coca Cola ter sido autorizado. “Eles não limpam a praia. A Coca Cola não tem nenhuma preocupação com isso”, criticou o personal trainner Carlos Espinheira, que utiliza a área onde a estrutura foi montada há oito anos. “Cheguei pela manhã na segunda e encontrei o caos. É um absurdo. Cheguei para um amigo e perguntei de quem era a culpa”, relatou.

Mas, um dos organizadores da festa, Rilson Campos - empresário da Litoral Esportes que organiza o evento junto com a Camarote Marketing– rebateu o personal.  “Há todo o processo durante o evento de separar material reciclado e nos preocupamos muito com isso. Temos reuniões todas as terças com os órgãos públicos para manter a qualidade e um melhor atendimento ao público. Com relação à limpeza, temos parceria com a Limpurb”, afirmou.

Mas, moradores da região também se queixaram da desordem no local. Muitos reclamaram de ambulantes e a sujeira que fica no calçadão e na areia pós-evento. “Eles (a produção) não estão nem aí. Muitos utilizam a praia e eu tive que recolher a sujeira. É um absurdo”, relatou Espinheira.

Mas, para o organizador da festa, estas notícias são para prejudicar. “Um evento que é extremamente importante para a cidade. São 15 mil pessoas em um espaço aberto e, uma opção para os jovens. É o maior evento de praia do país”, defendeu Campos.

Entretanto, esta sensação não é compartilhada pelos frequentadores da Orla, principalmente aos domingos. Outro ponto levantando pelos leitores foi a questão da segurança. A reportagem esteve no hipermercado Bompreço,  localizado em Armação, próximo ao local do evento, que informou ter que alterar a rotina por conta do projeto. Em nota enviada ao Bocão News, a assessoria do Bompreço informou que precisou de fato reforçar a segurança da unidade no último domingo em função do aumento no fluxo de pessoas na região e para evitar algum risco a seus clientes. “Na ocasião, a loja reforçou o seu efetivo de segurança e ainda acionou autoridades policiais locais”, reforçou em nota.

Diante de um evento deste porte a reportagem decidiu buscar as autoridades competentes para saber a quem compete à liberação para um evento que interfere diretamente no trânsito, na circulação de pessoas e na ordem pública da cidade. Em contato com a Secretaria de Ordem Pública do Município (Semop), a assessoria de comunicação informou ao site que com relação a este evento a autorização dos ambulantes não foi feita junto à pasta, não sendo neste caso, de acordo com a assessoria, de responsabilidade da Semop, e sim, do Estado. Mas, em contato com o Governo do Estado, a redação fora informada que o Estado não cadastra ambulantes e sim, o município. Ou seja, os ambulantes do Verão Coca Cola estão trabalhando sem autorização e sem fiscalização. Levanta-se o primeiro questionamento. Quem autorizou?

Partindo para o problema no trânsito – cuja região ficou travada por volta das 18h - no fim do evento, a Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador) informou por meio de nota que para viabilizar a realização do Verão Coca-cola, reduzindo possíveis transtornos no trânsito da Orla Marítima, promove o bloqueio de acessos ao estacionamento do Jardim de Alah, além de fazer o controle do trânsito com as viaturas e prepostos do órgão no local”. Ao Bocão News, o superintendente Fabrizzio Muller disse que não podia conceder entrevista já que está em Madri, em viagem com o prefeito ACM Neto.

Porém, o que mais chama a atenção da população é a violência. Preocupados com a segurança e relatando arrastões, moradores gravaram vídeos e enviaram à redação. Um dos frequentadores da festa postou imagens no Youtube no qual uma ‘corda de caranguejo’ foi feita pela polícia retirando do evento alguns homens. Sobre este assunto, o empresário Rilson Campos afirma que é uma ação de prevenção e que “esta primeira edição foi excelente na questão de segurança.  Na 39ª CIPM nenhum tipo destas reportagens ou notícias sobre arrastões foi confirmada. Fiz um esforço para manter tudo em ordem e não temos nenhum documento ou nada que prove que houve este tipo de ocorrência”, ressaltou.


Assista às imagens



A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar que, em nota, informou que o esquema de segurança para o referido evento envolveu, no domingo, 75 policiais militares das Operações Gêmeos e Apolo, do Batalhão Especializado no Policiamento de Eventos (BEPE), da Polícia Montada, do Esquadrão Águia e da 39ª CIPM, distribuídos em patrulhas, viaturas, motocicletas, cavalos, além de reforçarem a segurança nas principais vias de acesso ao evento. Sobre ocorrências, a redação entrou em contato com a delegada da 9ª Delegacia, Rogéria Araujo, que cobre a área e informou que nesta quinta (9) irá passar para o Bocão News os registros do domingo (5), dia do evento.

No ano passado, um estudante universitário informou que grupos de jovens fizeram um verdadeiro arrastão no evento organizado pela Camarote Marketing e Promoções. “@adelsoncarvalho Esse evento a coca cola deveria ser chamado de verão coca ladrão, os ladrões tomando relógios, maquinas, óculos correntes”, afirmou Aragão que fez um apelo para a segurança pública e criticou o evento: “chame atenção das autoridades desses eventos aberto. Deveria ser chamado de "Verão Coca Ladrão"!” . Segundo o estudante de administração, ele ficou assustado com o que viu na Orla de Salvador. “@falecombocao zé quero falar que eu fiquei apavorado nesse verão coca cola, nunca tinha visto tantas drogas, e jovens embriagados e ladrão”, postou em seu perfil do Twitter.



O site Bocão News também entrou em contato com a Superintendência de Uso e Ordenamento do Solo (Sucom) que afirmou, em nota, que “o evento Verão Coca-Cola está devidamente autorizado, com todas as taxas pagas. A publicidade está licenciada para ser exibida nos dias do evento. Uma equipe da fiscalização já foi acionada para verificar o cumprimento dos termos da autorização".

Para que este projeto fosse realizado, o Governo do Estado, através do FazCultura disponibilizou quase R$ 400 mil. A informação foi divulgada no último dia 19, com a resolução 204/2013 da Portaria nº 408 aprovando o valor de R$ 319.816,80, correspondente a 80% do projeto.



No local – é possível ver a placa da Superintendência do Patrimônio da União – autorizando o uso do espaço. Em conversa com o representante da Divisão de Gestão Patrimonial, Domingos Melo Filho, o Bocão News foi informado que existe uma legislação que permite o uso deste espaço, que é uma área comum para a realização de eventos. “Foi analisado o projeto e não existe nenhum impedimento, sendo liberado em caráter temporário de no máximo três meses ou prorrogado por igual período. Tudo autorizado mediante portaria submete-se à autorização da Prefeitura e não pode ser impedido o acesso à praia”, explicou.



Ainda que com tudo, teoricamente autorizado, o evento que visa levar entretenimento gratuito - cujo público-alvo é o jovem – está na mira daqueles que não podem perder o direito de ir e vir em detrimento do interesse de alguns. Atentos, os leitores fazem blitz pela cidade e o Bocão News fiscaliza. Sendo assim, há quem vá curtir e descer na tirolesa, porém há quem sofra de perto com o engarrafamento, os assaltos ‘despercebidos’ e a bagunça na Orla de Salvador. Domingo tem mais!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp