Geral

Morre o ex-premiê israelense Ariel Sharon

Publicado em 11/01/2014, às 09h58   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon morreu depois de oito anos em coma por causa de um derrame, neste sábado (11).  
O estado de saúde do ex-premiê começou a se agravar em dezembro de 2013, em decorrência de falência renal. Sharon, ex-general e líder da direita, estava em condição vegetativa desde o derrame que sofreu em janeiro de 2006, quando ainda comandava o governo. Ele ocupava o cargo de premiê de Israel desde 2001, e havia prometido alcançar "paz e segurança duradouras".

Uma tomografia feita há um ano detectou atividade cerebral quando médicos mostravam a Sharon fotos da sua família e lhe pediam para pensar na sua casa. Mas os neurologistas disseram, na ocasião, que não havia chance de ele despertar do coma. A lei israelense não permite que as máquinas que mantinham o ex-premiê vivo fossem desligadas.

As décadas de atuação militar e política fizeram de Sharon um dos mais populares e controversos líderes de Israel. O general linha-dura é uma das últimas lideranças da geração que fundou o Estado de Israel, e muitos no país acompanharam a sua saída da vida pública e a deterioração de sua saúde nos últimos anos com grande tristeza.
Ele foi eleito com a promessa de pôr fim à segunda onda de levantes palestinos (Intifada), iniciada depois que visitou à Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, considerada sagrada por muçulmanos. Em 2006, ele foi sucedido no cargo pelo então vice-premiê, Ehud Olmert, que depois foi eleito primeiro-ministro. Sharon completaria 86 anos no dia 26 de fevereiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp