Geral

População reclama de aumento do IPTU e Sefaz explica mudanças

Imagem População reclama de aumento do IPTU e Sefaz explica mudanças
Imposto aumentou em até 35%, o que é legalmente permitido  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/01/2014, às 06h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os boletos do IPTU 2014 de Salvador começaram a ser distribuídos no último dia 20 de janeiro e com eles diversas reclamações dos contribuintes. Os soteropolitanos reclamam do aumento significativo do imposto, de um ano para o outro. Em entrevista ao programa Se Liga Bocão, da Rádio Itapoan FM, na noite desta quarta-feira (29), o coordenador de Tributos Imobiliários da Secretaria da Fazenda, Jorge Ubiratan Silva, explicou as mudanças.

De acordo com o técnico, o imposto aumentou em até 35%, o que é legalmente permitido. Para imóveis residenciais, há mudanças em até 25%. Ele ainda explica que o cálculo também foi feito em relação ao tamanho dos terrenos. “Tem gente que tinha área construída de 200 metros, mas um terreno com 2 mil metros quadrados. O calculo, nestes casos, é em cima do tamanho do terreno”.

Outro problema apontado pelos contribuintes foi a falta dos benefícios fiscais. O coordenador reconheceu que alguns boletos foram emitidos com alguns erros, incluindo cálculos. Esses serão reencaminhados às residências e o prazo de pagamento será alterado.

Em relação à isenção, os contribuintes só receberão o benefício se tiverem apenas uma residência. Caso sejam proprietários de mais imóveis, o de maior valor venal será isento.

Publicada no dia 29 de janeiro de 2014, às 19h26

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp