Geral

Bocão News traz detalhes da requalificação da Barra

Publicado em 11/02/2014, às 18h53   Alessandro Isabel (twitter: @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp


Junho de 2014. Essa é a previsão de entrega de todas as etapas previstas para a requalificação da Barra, uma das áreas mais nobres de Salvador.

Faltando quatro meses para o prazo esgotar, o diretor de projetos estratégicos da Casa Civil do município, Paulo Hermida, garante que todos os cronogramas previstos para as obras estão em dias e a previsão é que a entrega seja feita antes da data prevista. “Está tudo correndo bem. Não vamos bater uma data, mas tudo segue sendo executado como o programado”, garante Hermida.



A reportagem do Bocão News registrou o trabalho dos operários no grande canteiro de obras que se tornou a orla da Barra. De acordo com o projeto original, a intervenção acontece em cinco trechos é feita em duas etapas: uma com conclusão antes do Carnaval – até próximo dia 27 de fevereiro - e outra a ser finalizada até junho.

Hermida explica que a primeira etapa compreende os trechos 1, 2 e 3, sendo o primeiro na Avenida Oceânica, que vai do Barra Center ao Farol da Barra. O segundo trecho atinge a Avenida Sete de Setembro, do Farol da Barra ao Forte Santa Maria. O trecho 3 engloba as ruas Barão de Sergy e Barão de Itapuã. “Aí vamos dar uma parada estratégica para o Carnaval que vai acontecer normalmente no local, com a saída dos trios do mesmo local e passando pelo farol e Cristo”, garante.



Após o Carnaval, será iniciada a segunda etapa nos trechos 4 e 5. O trecho 4 está localizado na Avenida Sete de Setembro, entre o Forte Santa Maria e o Forte São Diogo, e o quinto a sofrer intervenção é a Rua Almirante Marques de Leão.

As obras estão sendo executadas pela Odebrecht, vencedora da licitação para elaboração do projeto básico e executivo, com investimento total de R$ 57 milhões. Ainda segundo Hermida, os trechos 1 e 4 do projeto receberão piso compartilhado e restrição ao uso de veículos motorizados. Os trechos 2, 3 e 5 também receberão piso compartilhado, mas os veículos poderão trafegar com velocidade reduzida. Também será feita a requalificação de balaustradas e contenções.



PROJETO - Também está prevista a definição de faixas compartilhadas para bicicletas, caminhadas e para pessoas com dificuldades de locomoção (piso tátil), além da implantação de bancos em todo o trecho, rampas de acesso à praia, quiosques para informações turísticas e para comércio de coco e acarajé, sanitários públicos e posto salva-vidas. A velocidade dos veículos na via será de apenas 20 quilômetros por hora.

REVITALIZAÇÃO DA ORLA - O projeto total de revitalização da Orla de Salvador, orçado em aproximadamente R$111 milhões, prevê implantação de 50 mil m² de novas calçadas, 16 mil m² de espaço compartilhado entre pedestres e carros, seis quilômetros de ciclovias, dez quilômetros com nova iluminação pública, além de quadras, praças e restaurantes. As intervenções foram divididas em nove trechos: São Thomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Barra, Jardim de Alah/Armação, Rio Vermelho, Boca do Rio, Piatã e Itapuã. Os recursos já estão assegurados.

CONFIRA A GALERIA DO BOCÃO NEWS

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp