Geral

Parque das Dunas recebe título da Unesco no próximo dia 25

Imagem Parque das Dunas recebe título da Unesco no próximo dia 25
Área será considerada Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/03/2014, às 06h22   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Parque das Dunas de Salvador receberá o Título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas áreas de ecologia e conservação da biodiversidade, educação ambiental, promoção do conhecimento científico e desenvolvimento sustentável. Com a certificação, o Parque passa atuar como centro de difusão dos principais projetos da RBMA, integrando as mais abrangentes Redes de Instituições voltadas à conservação do bioma Mata Atlântica, reconhecidas pela UNESCO. A entrega oficial do Título será feita pelo Presidente do Conselho Nacional da RBMA, Clayton Lino, em cerimônia realizada na Sede do Parque, em Stella Maris, marcada para o dia 25 de março, às 10h.
Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela RBMA. Para se torna um Posto Avançado, o Parque comprovou, de forma regular e mensurável, ações significativas nas três funções básicas exigidas pela Reserva da Biosfera – proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e, conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. “Somos uma Organização voltada para ações Ambientais e Sociais. Foram essas ações Socioambientais, que nos levaram ao Título e que chancelaram as ações realizadas pelo Parque”, explicou Jorge Santana, fundador e presidente do Parque das Dunas.
A Bahia é o estado que mais tem postos avançados, sendo quatro destes na região do Litoral Norte (Reserva Sapiranga, Instituto Baleia Jubarte, Parque Sauípe e agora o Parque das Dunas), fruto do trabalho desenvolvido pelo Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Litoral Norte do Estado da Bahia – SCRBMA-LN.  “Este título, inédito para o Município de Salvador, leva o Parque das Dunas a ser conhecido nacionalmente internacionalmente como realizador de ações socioambientais e colocando a nossa cidade como a terra da ecologia. Essa certificação certamente vai facilitar na realização e busca de novos projetos científicos, sociais e educacionais”, garante o presidente.
A Reserva da Biosfera
As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres e/ou marinhos reconhecidas pelo programa intergovernamental “O Homem e a Biosfera (MAB)”, estabelecido pela UNESCO como importantes em nível mundial para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, funcionando como áreas prioritárias para experimentação e demonstração de práticas conservacionistas.
Legalmente as Reservas da Biosfera são definidas como espaços com “modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que tem por objetivos básicos a preservação da diversidade e o desenvolvimento das atividades de pesquisa científica, para aprofundar o conhecimento dessa diversidade biológica, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações” (Lei Federal Nº 9.985/2000). As Reservas da Biosfera são geridas por um Conselho Nacional, formado por representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e de populações residentes.
O Parque das Dunas
O Parque das Dunas é a primeira área de conservação ambiental de Salvador a alcançar o Título Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Fundado em 1994 pelos ambientalistas Jorge Santana, Lutero Maurício e João Marcos, o Parque está inserido na APA Lagoas e Dunas do Abaeté (Estadual) e compreende uma área de aproximadamente 6 milhões de metros quadrados.  A reserva consiste no maior manancial de Dunas e Restingas e lagoas, preservado em área urbana do País. Contempla dezenas de lagoas perenes e intermitentes, espécies endêmicas e espécies em extinção, orquidário natural e observatório natural de pássaros: Coruja buraqueira, falcão peregrino, gavião.
O Parque dispõe de centro de visitação dotado de salas de aula, sala de pesquisa, auditório, acomodação para pesquisas noturnas, além de laboratório de plantas de restinga, minhocário e sistema de compostagem. No local são realizadas trilhas ecológicas e interpretativas para diversos públicos – turistas, moradores e estudantes -. O Parque já recebeu mais de 90 mil visitantes, e centenas de teses de mestrado sobre o ecossistema local. A atração mais requisitada no Parque das Dunas são as nossas trilhas interpretativas. Os grupos que participam do passeio vão acompanhados de guias capacitados (Guardas Ambientais), que, ao longo do percurso, explicam características do ecossistema, entre sua flora e fauna exuberantes, relatou Santana.
O projeto Parque das Dunas consiste em um complexo ambiental baseado nas diretrizes da sustentabilidade e voltado para educação, meio ambiente e ecoturismo.

*Matéria publicada originalmente às 13h25 do dia 21/03.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp