Geral

Pela 3ª vez, Mauro Ricardo tenta explicar proposta de alienação de terrenos

Imagem Pela 3ª vez, Mauro Ricardo tenta explicar proposta de alienação de terrenos
Saiba quais imóveis serão alienados pela prefeitura  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/05/2014, às 15h17   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp


Pela terceira vez, o secretário da Fazenda de Salvador,  Mauro Ricardo, tenta dar explicações sobre a desafetação de bens públicos - torná-los apropriáveis - para a alienação dos terrenos da capital baiana. Desta vez, uma audiência pública conta com a participação da sociedade civil, na tarde desta quinta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Salvador.

A dúvida que ainda persiste refere-se ao destino dos locais, que em sua maioria pertencem a bairros nobres de Salvador. Mauro Ricardo voltou a garantir que a população será a grande beneficiada com a construção de escolas, creches e um hospital municipal. "Vamos auferir receitas para investimentos na cidade. São 62 terrenos inservíveis para a prefeitura. Que fique claro que não estamos desapropriando para o custeio da prefeitura e sim para melhorar os serviços públicos", afirmou o chefe da pasta, em entrevista ao Bocão News.


Alguns dos terrenos estão localizados na Avenida Beira Mar, na Pituba, antigo Clube Português;  Praia do Flamengo;  Avenida Garibaldi; Alphaville; imediações do Parque São Bartolomeu, entres outros. A expectativa da administração soteropolitana é de arrecadar R$ 300 milhões com as alienações.

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) questionou e discordou a necessidade de se desfazer do patrimônio público. Segundo a comunista, os valores arrecadados são extremamente inferiores pelas localidades consideradas nobres da cidade.  "Não queremos paralisar o desenvolvimento da cidade, mas não podemos nos desfazer de um patrimônio que é do povo. São locais valorisadíssimos", desconfia.

Por outro lado, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Tiago Correia (PTN), acredita ser benéfico, já que os imóveis são considerados "elefantes brancos". Segundo o vereador já foram identificados 100 mil imóveis inserviveis para a prefeitura.

O secretário Mauro Ricardo ainda explicou que serão contratados pela gestão municipal avaliadores , usando a metodologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para avaliarem os imóveis pelo valor de mercado, que serão `vendidos´ por meio concorrência pública.

O projeto ainda não tem data para votação, e pela discussão aflamada, outras audiência spúblicas serão necessárias para a reformulação do projeto. 

Clique aqui e veja quais imóveis serão alienados e a planta de cada um.

Leia mais:

Pela segunda vez, Mauro Ricardo apresenta projeto de alienação de 62 terrenos
Mauro Ricardo dará explicações sobre projeto de doação de terrenos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp