Geral

Com mandado de prisão, filho de ditador da Guiné chega em Salvador à francesa

Imagem  Com mandado de prisão, filho de ditador da Guiné chega em Salvador à francesa
Teodoro Nguema Obiang Mangue chegou na noite de quarta e se hospedou na Praia do Forte   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/06/2014, às 11h49   Redação Bocão News



O filho do presidente da Guiné-Equatorial, segundo vice-presidente do país e responsável pelas áreas da Defesa e Segurança, desde 2012, Teodoro Nguema Obiang Mangue chegou na noite de quarta-feira (18), em Salvador.

Fontes ligadas ao site Bocão News confirmam que Obiang está hospedado no Tivoli, na Praia do Forte, Litoral Norte da Bahia. O que chamou a atenção de hóspedes e de algumas autoridades locais é que o filho do ditador está com mandado de prisão em aberto desde fevereiro do ano passado, acusado de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Teodoro Nguema Obiang é  apontado como provável sucessor do pai, Teodoro Nguema Obiang Mbasogo, quando este decidir retirar-se, após tomar a presidência pela força em 1979, num país onde as eleições têm, segundo os seus detractores, desde então servido para perpetuar o seu poder em Malabo.



Com 43 anos, Obiang Mangue tem sido notícia de jornais, não tanto por ser quem melhor se posiciona para liderar a antiga colónia espanhola - independente desde 1968, que agora pretende a adesão, como membro de pleno direito, à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) -, mas pelas sucessivas acusações de desvios de fundos públicos e suspeitas de
corrupção e branqueamento de capitais de que é alvo. E pela exorbitância do valor da dezena de carros, mansões, incluindo em Malibu e Paris, objectos de coleccionador (alguns adquiridos em leilões da venda de objectos de Michael Jackson) ou quadros de pintores como Renoir, Gauguin e Degas, entre outros, que na última década foi comprando em vários países: França, Estados Unidos e agora Brasil.

As autoridades de Malabo reagem dizendo que Obiang Mangue beneficia de uma imunidade que o cargo de vice-presidente lhe confere, como antes lhe conferia o cargo de ministro da Agricultura e das Florestas. O próprio diz que fez essas aquisições, sucessivamente vindas a público, com a sua fortuna pessoal. Teodoro Obiang Mangue, conhecido por Teodorin, é suspeito de lavagem de dinheiro, através da compra de uma casa no Brasil.



Mandado de captura

Em 2012, foi confirmada por um tribunal de recurso em França a decisão judicial de emitir um mandado de captura contra Obiang Mangue. Na altura, o seu advogado, Emmanuel Marsigny, qualificou a notícia como “um não acontecimento”, alegando a imunidade decorrente do seu cargo. “Um tal mandado será nulo devido ao estatuto de Obiang e é um não
acontecimento”, dissera à AFP.

O processo começou no âmbito de uma queixa mais vasta de organizações não-governamentais, como a Transparency International, que investiga a corrupção no mundo contra os líderes de três países africanos: Congo-Brazzaville, Gabão e Guiné-Equatorial.

As suspeitas e acusações contra Obiang Mangue também têm seguido o seu curso nos Estados Unidos, onde o Departamento de Justiça norte-americano iniciou um processo para congelar 700 milhões de dólares pertencentes a Obiang Mangue. O processo foi interposto em 2011 pelo próprio governo dos EUA, que acredita que o dinheiro, detido em contas pessoais, provém dos cofres do Estado e de actos “de corrupção e lavagem de dinheiro”, lê-se na página do Departamento da Justiça norte-americano.

Obiang na Bahia

No ano passado, o chefe de Estado fez uma grande festa em Salvador, no luxuoso condomnínio Busca Vida, em Lauro de Freitas. Na oportunidade, quem animou os seus convidados foi o cantor Zeca Pagodinho. Em outro evento feito por Obiang em uma três mansões alugadas por ele contou com a apresentação de Diogo Nogueira. No Carnaval, obiang participou do cortejo do Ilê Aiyê, ao lado de artistas e autoridades locais e acompanhou a saída do bloco na Senzala do Barro Preto, na Ladeira do Curuzu, no bairro da Liberdade.

Hoje, ele chega ao Brasil como um procurado pela Interpol. Ainda assim, Obiang circula livremente pelo país do qual se diz apaixoando e, fontes ligadas ao Bocão News afirmam que construtoras do nordeste benfeciam este 'ir e vir' do acusado.

Hospedado em um dos grandes hotéis de PF, Obiang está no 13º andar e de lá já programa sua estadia na capital baiana. Na sexta, dia 20, ele já confirmou presença na partida entre França e Suiça, na Arena Fonte Nova.

Despreocupado em terras baianas -  já que o mandado emitido pela Justiça francesa permite a sua detenção "em todo o espaço europeu" e prevê a sua extradição para a França- Obiang aproveita a oportunidade de, por aqui, circular livremente e com muitos amigos, mesmo diante das acusações.


Com informações do O País

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp