Geral

Osid quer recursos para cerimônia de beatificação de Irmã Dulce

Imagem Osid quer recursos para cerimônia de beatificação de Irmã Dulce
O projeto foi apresentado pela comissão organizadora nesta manhã  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/03/2011, às 12h33   Maiana Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Fotos Gilberto Júnior | Bocão News | Agência Olho de Peixe


A comissão da campanha de beatificação de Irmã Dulce apresentou o projeto para a cerimônia, que acontece em 22 de maio, no Parque de Exposições, com a finalidade de atrair patrocinadores para viabilizar a realização do evento como ele foi idealizado. A previsão de que os gastos com a festa ultrapassem os R$ 300 mil. Além do governo do Estado, os responsáveis fizeram um apelo aos empresários, para que se apropriem da celebração e queiram contribuir com ajuda financeira, como expressou Mariana Pimentel, da assessoria.

Para justificar e dar idéia da dimensão do evento, o arquiteto e especialista em artes sacras, responsável pelo projeto arquitetônico da cerimônia, João Martins apresentou como ficará o Parque de Exposições para receber as 60 mil pessoas que são esperadas, entre devotos, os 500 sacerdotes e autoridades políticas, inclusive a presidente Dilma Rousseff, que já confirmou presença.


Segundo o chefe de gabinete do governador Jaques Wagner, Fernando Schmitt, o papel do estado não é somente apoiar as comemorações, mas o que vem em seguida, que inclui o turismo religioso. “A Bahia precisa se preparar para receber a demanda”. Um exemplo do que vai ser feito é a reurbanização do Largo de Roma.

Padre Manoel Filho, coordenador, falou sobre a santidade e o processo de canonização para a Igreja Católica. A superintendente das Obras Sociais de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes destacou a popularidade da religiosa pelo fato de ela ter feito parte da realidade brasileira. “Ela é uma santa de nossa época, com obra viva. A gente pode, inclusive, lembrar da voz dela”. Outro ponto apontado por Maria Rita são serviços de saúde prestados. “É o maior complexo de atendimento em saúde no Brasil, 100% gratuito”. Osvaldo Gouveia, arqueólogo e assessor de antiguidade das Osid contou um pouco da história da religiosa e a conceituou como grande empreendedora e que sempre quebrou paradigmas.

A cerimônia, que será presidida por Dom Geraldo Magela, é o primeiro grande evento da programação, que se estende do dia 22 de maio, quando Maria Rita de Souza Britto Lopes Pontes, a Irmã Dulce, passa a ser chamada de Bem-aventurada Dulce dos Pobres, até o dia 28 de maio.

O evento foi nesta manhã (17), no auditório da sede. Estiveram presentes também o secretário do Turismo, Domingo Leonelli, coronel Rivaldo, representando a Polícia Militar, que confirmou reunião para discutir segurança e trânsito, entre outros temas, com a polícia Civil, Bombeiros, além da Transalvador e outros órgãos, para a próxima terça-feira (22).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp