Geral

Leão quer metrô operando em 30 dias

Imagem Leão quer metrô operando em 30 dias
Chefe da Casa Civil diz que se consórcio falhar, Exército assume a obra até o final   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/03/2011, às 19h21   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A tarde desta quinta-feira (24) foi de intensa movimentação no Palácio Thomé de Souza, sede do poder Executivo municipal. O prefeito João Henrique (PP) e o chefe da Casa Civil, João Leão, receberam representantes do Exército e do governo federal. Na pauta, um único tema: o metrô de Salvador.
Informações preliminares davam conta de que haveria uma entrevista coletiva em que o general Rosalvo Leitão de Almeida falaria sobre o papel desempenhado pelo Exército na fiscalização das obras. Mas, ao fim da reunião a portas fechadas, o general "bateu em retirada".
Quem atendeu a imprensa foi João Leão, que já se mostra bem à vontade no governo João Henrique. Para ele, a reunião foi um “novo marco zero” do metrô da capital baiana. “Sentamos todos juntos para encontrar uma solução. Quero botar os trens nos trilhos. Se houve problema com as obras, que seja resolvido com o TCU e Ministério Público. Queremos saber o que fazer para retomar os trabalhos daqui pra frente”, disse.
A reportagem do Bocão News pediu mais detalhes sobre a participação do Ministério da Defesa e questionou se havia prazo para conclusão da primeira etapa, compreendida entre a Rótula do Abacaxi e a Lapa. “O Exército foi convidado a fiscalizar o andamento das obras e produzir um relatório completo, com principais entraves do projeto e as maneiras para solucioná-los. O material fica pronto no dia 14 de abril. Aí, vamos sentar com o consórcio Metrosal e discutir. Se o consórcio achar que está errado, quero que o Exército assuma a obra. Não podemos é esperar mais 12 anos. Queria que o metrô começasse a operar em 30 dias, mas me disseram que não dá. Espero que a primeira etapa seja concluída em um ano e meio”.
Em seguida, Leão, o novo bam-bam-bam do Thomé de Souza, falou em números finais da empreitada e ressaltou a parceria com o governo do estado. “Para a primeira etapa, o pré-orçamento é de R$ 86 milhões. Para a segunda, R$ 460 milhões. Espero que tudo fique pronto antes da Copa de 2014. O mais importante é que já definimos o planejamento e a política de como agir. Além disso, temos o apoio do governador Jaques Wagner, que está muito empenhado em ajudar Salvador. Estou muito feliz em colocar João Henrique e Wagner de mãos dadas. E a ideia é resolver o metrô e continuar trabalhando para levar o BRT para a Cidade Baixa e Paralela e promover a integração entre todos os modais. Pode falar que é sonho. Mas, que não sonha, não vive”.

Fotos: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp