Geral

Autoridades lamentam morte de José Alencar

Publicado em 29/03/2011, às 17h19   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


"Perdemos todos um exemplo de vida. José Alencar é um exemplo de integridade, decência, espírito público e de muita coragem para superar os desafios da vida. E demonstrou essa grandeza, principalmente nesse último período, no enfrentamento da doença que acabou vitimando ele".

Essas foram as palavras proferidas pelo governador Jaques Wagner assim que soube da morte do ex-vice-presidente José Alencar. Clique aqui e ouça na íntegra o comentário do chefe do Executivo baiano.

O prefeito de Salvador, João Henrique, também lamentou a perda. "Como empresário e político foi um exemplo para todos. E sua luta incessante contra a doença, com coragem, foi comovente. Ele demonstrou o amor que tinha pela vida", observou.

O líder do Democratas na Câmara do Deputados, o baiano ACM Neto, também prestou sua homenagem e fez questão de ressaltar o legado de José Alencar. “Por tudo que fez durante sua vida, como empresário e homem público, já mereceria o reconhecimento e aplausos de todos nós, brasileiros (...) Alencar serve de inspiração aos jovens que sonham em um dia vencer na vida, ter uma profissão e ajudar no desenvolvimento de nosso país”.

A executiva estadual do PMDB fez questão de apresentar condolências e também lembrou que o ex-vice-presidente já fez parte dos quadros do partido.

“Como ex-integrante do PMDB, partido no qual fez sua primeira filiação, no início da década de 1990, José Alencar destacou-se no cenário político brasileiro, vida também marcada pelas atividades comerciais que exercia anteriormente, como viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções, chegando a presidir também a Associação Comercial de Minas e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, trajetória que culminou com sua eleição para presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais”.

Repercussão nacional

Como a presidenta Dilma Rousseff está em missão internacional em Portugal, coube ao ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, prestar a primeira homenagem ao falecido.


“Vocês não podem ter a noção da importância que Alencar teve para o presidente Lula e para todos nós nesses oito anos. Nossa gratidão a ele é eterna. O Brasil deve muito a ele por que foi o equilíbrio dele que nos confortou nas horas mais difíceis (...) Queria dizer para ele [Alencar] que ele está no coração de todos os brasileiros e queremos transmitir à família o nosso abraço”.

Pelo grupo da oposição, o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, fez o depoimento mais emocionado sobre a morte do conterrâneo. “Ele compreendia como poucos as necessidades de ampliar as parceiras do governo com o setor privado. Foi um guerreiro em toda a sua vida, um empreendedor e um obstinado acima de tudo (...)  Um mineiro em sua essência, ele fazia questão de contar em verso e prosa suas origens. Fica a lembrança de um homem muito cordial, amável, que construiu pontes”.

O velório acontecerá nesta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, em Brasília, e o enterro será no Cemitério Bonfim, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, seu estado natal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp