Geral

Blocos de Carnaaval se manifestam contra governo estadual; entenda

Domingo Júnior/BNews
Organizadores destacam várias irregularidades cometidas pelo governo estadual  |   Bnews - Divulgação Domingo Júnior/BNews

Publicado em 26/01/2024, às 14h48   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Diversos blocos de carnaval de Belo Horizonte - Minas Gerais, se uniram para protestar contra as arbitrariedades e apropriação política por parte do governo de Romeu Zema. Em um manifesto intitulado "Por um Carnaval Plural e com Fomento pra Geral", já assinado por 34 blocos, os organizadores denunciaram práticas que incluem desde o estímulo à violência policial até o questionável uso dos recursos da Lei de Incentivo à Cultura.

Este grupo, composto por blocos tradicionais da cidade, como Mama na Vaca, Magnólia, Corte Devassa, Unidos do Barro Preto, Transborda e Masterplano, destaca várias irregularidades cometidas pelo governo estadual. Entre as principais queixas estão o suposto estímulo à violência policial durante as festividades, o uso eleitoreiro dos recursos da lei de incentivo e a falta de transparência nos processos de alocação de verbas.

O manifesto será encaminhado ao Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública, buscando a investigação das irregularidades mencionadas. O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte também serão notificados.

Os blocos exigem, entre outras medidas, a distribuição transparente dos recursos públicos destinados ao carnaval, a apuração de possíveis irregularidades na utilização da Lei de Incentivo à Cultura e o estabelecimento de canais efetivos de diálogo entre os poderes públicos e a sociedade civil para definir as diretrizes do carnaval de Belo Horizonte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp