Geral

Bnews ESG: Liderança Feminina é tema de encontro realizado no Parque Tecnológico da Bahia

Beatriz Araújo / BNews
Participaram do debate empreendedoras, mulheres que desejam empreender, lideranças estudantis, professoras e tantas outras mulheres  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo / BNews

Publicado em 29/03/2023, às 21h41   Beatriz Araújo / Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O encontro sobre Liderança Feminina na Agenda ESG realizado nesta quarta-feira (29), no Parque Tecnológico, localizado na Avenida Paralela, teve a presença de várias mulheres líderes, autoridades públicas e representantes de várias intuições e ONGs ligadas ao segmento. A ideia do encontro alusivo ao mês de março, quando é lembrado o Dia Internacional da Mulher, foi contribuir para o entendimento do assunto e demonstrar cases de empresas que atuam com foco em ESG, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança, e como ele impacta positivamente o ambiente organizacional e a sociedade. 

Participaram do debate empreendedoras, mulheres que desejam empreender, lideranças estudantis, professoras e tantas outras mulheres interessadas na temática e formadoras de opinião.  De acordo com a sócia-diretora da Aganju, consultoria em impacto social e ESG, Leana Mattei, 72% das empresas com maior desempenho na área de ESG tem cargos de liderança ou de conselho ocupados por mulheres.

“Esse é um dado muito representativo que revela importância da liderança femininas na agenda ESG que é tão desafiadora. Em muitos momentos a busca por uma agenda ESG por empresas que tenham compromissos com práticas socioambientais e queiram entender seus impactos para transformá-los em impactos positivos, é também a luta feminina para que a gente possa criar os nossos meninos e meninas, mas que a gente possa existir sem medo”, disse.

Segundo ela, as ações vão muito mais além das campanhas publicitárias. “Que a gente possa refletir isso em políticas efetivas de equidade, de inclusão, de paridade de salário, de creches, benefícios e tudo que garanta as mulheres condições e oportunidades iguais, mas que a gente tenha um horizonte de pertencimento, de voz, de vez, de fala e que possamos pensar num futuro mais feminino. Eu acredito muito no dia que o mundo for bom para meninas e para mulheres, ele será bom para todos”, destacou a participante do evento.

A programação contou com palestra ministrada por Amanda Quenupe, coordenadora de Responsabilidade Social da Bracell, e painel com a presença de Meryellen Baldim, gerente de Meio Ambiente e Certificações na Bracell. Participaram também a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo. Durante o evento, também foram apresentados cases de mulheres empreendedoras, projetos de mantenedores da JA Bahia (empresas que investem e atuam na educação empreendedora através da organização), e um pitch (apresentação curta) da startup PUBA, negócio de impacto do ParqTecBa. Um happy hour com foco em networking finalizou o evento.   

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp