Geral

Bombeiros estimam entre 30 e 50 desaparecidos após deslizamento no Paraná

Secretaria de Segurança Pública do Paraná
O desastre aconteceu na noite desta segunda (28); drones estão sendo utilizados para procurar vítimas  |   Bnews - Divulgação Secretaria de Segurança Pública do Paraná

Publicado em 30/11/2022, às 14h37   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Um deslizamento que ocorreu na noite da última segunda-feira (28/11), na rodovia BR-376, em Guaratuba, Paraná, pode ter deixado de 30 a 50 pessoas soterradas, de acordo com o Corpo de Bombeiros da região. 

O comandante da instituição, o coronel Manoel Vasco, divulgou a estimativa em uma coletiva no Centro de Operações da Secretaria de Segurança Pública, em Curitiba (PR), nesta quarta-feira (30/11). “Essa é a maior dificuldade, saber quantas pessoas estavam no interior dos veículos”, informou o oficial.

O número de veículos que sofreram com o deslizamento também é impreciso. Segundo o cálculo mais recente dos Bombeiros, seis carretas e 10 carros de passeio foram soterrados. Uma das maiores dificuldades, de acordo com a corporação, é alcançar os veículos que foram arrastados para fora da pista. 

O primeiro corpo a ser encontrado, conforme informações do coronel, estava fora dos veículos. Logo, a possibilidade das pessoas terem conseguido se salvar ao saírem dos carros e das carreatas segue válida. 

Equipes envolvidas no resgate utilizaram um drone com câmera térmica, segundo o jornal Metrópoles, para tentar localizar as vítimas. Entretanto, ninguém foi encontrado até o momento pelo aparelho. O equipamento está sendo pouco utilizado porque só pode ser utilizado nos momentos raros em que a chuva está mais fraca. 

Ainda há risco de novos deslizamentos sobre a pista. Além disso, não existe previsão de liberação da via, nem quando haverá a remoção de veículos grandes que estão soterrados na ribanceira.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná afirmou que, para além do deslizamento de Guaratuba,  outros 10 pontos estão estado em alerta. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp