Geral

Morre jornalista e diretor de jornalismo do Jornal O Globo

Divulgação/Rede Globo
Caban integrou durante 27 anos a equipe de jornalistas do Globo como diretor de redação e diretor de jornalismo do jornal  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Rede Globo

Publicado em 18/01/2023, às 18h53   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Aos 82 anos, o jornalista Henrique Caban morreu nesta quarta-feira (18). Doente desde julho do ano passado, o comunicador faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro. Caban integrou durante 27 anos a equipe de jornalistas do Globo como diretor de redação e diretor de jornalismo do jornal. O corpo de Henrique Caban será cremado nesta quinta-feira (19) no Cemitério da Penitência, no município de Caju, no Rio de Janeiro.

Caban deixa duas filhas e netos. A família não informou a causa da morte do jornalista. Caban foi responsável pela coordenação de equipes durante grandes eventos, como Copa do Mundo, e pela reorganização do jornal O Globo e reestruturação das sucursais de Brasília, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Quem era - O jornalista Henrique Caban era filho do barbeiro polonês Isaac Caban e da costureira russa Sara Roiberg. Integrante do Partido Comunista polonês, o pai do comunicar morou com a família no Uruguai, até serem expulsos do país.

Natural do Rio de Janeiro, Caban afirmava que a sua militância “vinha de berço”, e gostava de dizer que “nasceu recrutado”. Como integrante da União Nacional dos Estudantes (UNE), chegou a ser preso, aos 14 anos, durante um comício na Central do Brasil contra a ditadura militar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp