Geral

Obra da prefeitura na Pedra de Xangô é vista como ameaça ao sagrado por candomblecistas; assista

Reprodução/Google Maps
A Pedra de Xangô, localizada em Cajazeiras X, é utilizada como um monumento sagrado para rituais de religião de matriz africana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps

Publicado em 21/02/2022, às 12h24   Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Um altar sagrado, envolvido por natureza tal qual o culto do Candomblé, localizado em Cajazeiras X, em Salvador, a Pedra de Xangô é muito mais que um monumento para o povo de axé. Nela, que representa o orixá da justiça, da verdade e do dendê: Xangô, são realizados diversos rituais e procedimentos que fazem parte das religiões de matriz africana.

Contudo, uma das mais emblemáticas tradições religiosas do Candomblé, a ‘Caminhada da Pedra de Xangô’, pode estar com os dias contados, segundo a idealizadora do evento, a Yalorixá Iara de Oxum, também diretora da Associação Pássaro das Águas.

Segundo mãe Iara, a realização da obra feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) vai impedir a realização do osé – ritual de limpeza no Candomblé – na Pedra de Xangô durante a caminhada, que ocorre há 13 anos.

“Vem implantar este parque e esse parque não me dá mobilidade para que eu venha com carro pipa e faça osé. Esse parque é mágico para todos nós afrodescendentes, mas tira a nossa mobilidade de fazer a caminhada, levar mini-trio, de arrastar mais de 8 mil pessoas do Candomblé para louvar o sagrado”, desabafou.

“Fazem o parque e aí a gente não pode banhar o altar, banhar a pedra. Eles fecham a pedra para que gente, o povo de axé, não tenha acesso e esse é o meu desespero, meu não, do povo”, completou.

Assista aos vídeos:

Ainda de acordo com a zeladora espiritual, não houve comunicação entre a prefeitura e a comunidade do Candomblé sobre as obras que seriam executadas no local.

Todavia, à reportagem, Seinfra informou que as intervenções não impedem de realizar nenhum procedimento religioso na Pedra de Xangô. “A obra nunca foi sequer tapumada”, disse em nota.

LEIA MAIS: Terreiro de Candomblé é alvo de ataques em dois dias consecutivos: "destruíram assentamento de Exu"; veja vídeo

Ao BNews, a pasta relatou que a intervenção é uma obra aberta e que tem como premissa a valorização cultural da matriz africana. E reiterou que houve diálogo com a comunidade local. “Todas as ações que são realizadas no entorno são previamente comunicadas e alinhadas com a comunidade local”.

“O parque é uma obra de total referência às religiões de matriz africana e tem um investimento de R$8 milhões, com intervenção urbanística em área de 67 mil m². Com as obras finalizadas, a população contará com um auditório, área administrativa, sanitários, estabelecimentos comerciais voltados para o parque, trilhas ao ar livre, anfiteatro, áreas expostas para que adeptos da religião de matriz africana possam fazer seus cultos, praças, arquibancadas, teatros, pontilhões e vertedouros”, explicou a nota sobre as modificações na Pedra de Xangô.

Questionada sobre a previsão da conclusão da obra, a Seinfra informou que a intervenção deve ficar pronta no mês de março deste ano.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp