Geral

Saiba quais alimentos podem danificar sua airfryer

Freepik
Atualmente, quase tudo pode ser preparado na airfryer, mas é quase mesmo  |   Bnews - Divulgação Freepik
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 14/06/2023, às 17h09


FacebookTwitterWhatsApp

Com a correria do dia a dia, a airfryer virou uma “mão na roda” na cozinha, sendo usada para fritar, assar e até gratinar diversos alimentos. Atualmente, quase tudo pode ser preparado na airfryer, mas é quase mesmo.

Para saber, de fato, o que pode é preciso considerar a consistência, o peso e o tamanho do alimento, além de saber se ele vai derreter ou não quando exposto ao calor.

Na lista dos mais perigosos estão os alimentos leves e pequenos, como folhas de vegetais, milho de pipoca ou massa seca em pedaços. A parte elétrica desses aparelhos é uma resistência em serpentina que fica exposta na parte interna, acima do cesto onde os alimentos são "fritos".

Outros alimentos que também devem ser evitados são aqueles que soltam muito vapor ou fumaça. Comidas com muita gordura, como uma peça inteira de picanha, podem soltar muita fumaça, que, então, entra em contato com a serpentina.

Da mesma forma, preparos muito grandes também podem encostar na resistência e causar estragos. Fique atento ao tamanho do cesto do aparelho.

Pode usar, mas vai ser difícil limpar:

Queijos e empanados - Eles não são, necessariamente, uma ameaça ao funcionamento da airfryer, mas alimentos com muito queijo, que costumam derreter e grudar na parte de dentro da máquina. Se, ainda assim, você quiser prepará-los na airfryer, prefira aqueles em que o queijo esteja contido, como em salgados congelados.

Empanados são um pouco mais complicados, dependendo de como você prepara a comida antes de colocar no aparelho.

Materiais proibidos ou que requerem cuidado:

Plástico - Todas as fabricantes alertam contra o uso de plásticos no manual do produto: esse material pode derreter, danificar o eletrodoméstico e ainda contaminar a comida.

Papel alumínio e papel manteiga - Assim como alimentos leves, (esses papéis) podem encostar na resistência – além de interferir no resultado do preparo, pois impedem que o ar circule adequadamente

Silicone, cerâmica, metal e vidro - Aqui, vale a regra "se pode ir no forno, pode ir na airfryer". Por exemplo: o vidro deve ser temperado, para aguentar a temperatura alta.

Outra questão é que, mesmo podendo colocar na airfryer, as assadeiras podem reduzir a circulação de ar lá dentro, segundo Caleb Bordi, porta-voz da Philips Walita.

Há chances de que isso faça com que o alimento perca sua crocância característica ou não apresente um cozimento uniforme.

Por outro lado, elas permitem fazer preparos no aparelho que, de outra forma, não seriam possíveis, como bolos.

Para evitar que o cozimento fique desigual, o melhor é fazer em porções pequenas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp