Geral

Técnicos chegam a uma conclusão sobre o que teria causado apagão no país; veja

Arquivo/ Agência Brasil
O motivo do apagão teria sido revelado por técnicos do ONS e da Aneel  |   Bnews - Divulgação Arquivo/ Agência Brasil

Publicado em 15/08/2023, às 19h45 - Atualizado às 19h57   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal, nesta terça-feira (15), teria ocorrido por causa de um software de proteção que desligou o sistema diante de uma brusca alteração de carga. A informação é da jornalista Malu Gaspar, de O Globo.

A informação, que ainda não foi oficializada, estaria sendo passada pelos técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aos executivos da Aneel e de empresas de energia, a princípio, antes da divulgação oficial.

Ainda de acordo com a publicação, o software de proteção chama-se ERAC (sigla para Esquema Regional de Alívio de Carga) e é acionado automaticamente quando ele detecta que há um déficit acentuado e tranca a linha de transmissão para que essas alterações não se espalhem pelo sistema, que é interligado em todo o Brasil.

O programa desativou uma parte do sistema elétrico quando se tentava transferir do Nordeste para o Norte do Brasil uma alta carga de energia, de modo que havia mais energia eólica e solar entrando na linha de transmissão do Ceará do que hidrelétrica e termelétrica. 

A demora na retomada no fornecimento também foi explicada pelos técnicos ao O Globo. Segundo eles, a energia eólica e a solar precisam de um impulso de carga de outras fontes de energia para ganhar tração e serem distribuídos rapidamente. Uma forma de compreender melhor essa tramite é fazendo uma comparação com as "chupetas" feitas em baterias de carros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp