Informe

Aplicativo que reduz parcela de consignado responde às principais dúvidas dos clientes

Divulgação
Paulo Fontes, CEO Konsi, responde as dúvidas mais comuns entre os servidores públicos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/06/2022, às 08h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O aplicativo que despertou a curiosidade dos servidores estaduais, a Konsi, já conta com mais de 14.000 usuários. A plataforma compara taxas em mais de 15 bancos na contratação do crédito consignado e consegue reduzir parcelas de contratos anteriores. Paulo Fontes, 36 anos, engenheiro, já atuava no mercado de crédito e há um ano e meio começou a capitanear o projeto que já ajudou a economizar quase 1 milhão para os bolsos dos servidores da Bahia e São Paulo. A plataforma já se prepara para lançamento do serviço em outros estados e em julho abre para aposentados e pensionistas do INSS.

Como funciona o serviço de redução de parcela? Como isso é possível?

Paulo: Nosso simulador analisa os empréstimos anteriores do usuário e verifica se existem no mercado taxas mais baixas do que as que ele contratou. Caso tenha, o servidor pode migrar sua dívida para esse outro banco com taxa menor, reduzindo o valor das parcelas que serão pagas a partir da conclusão dessa transação. O servidor pode optar, também, por manter o valor da parcela e receber o valor economizado na conta.

Vocês afirmam que já tiraram mais de 100 servidores da margem negativa. Como conseguiram?

Paulo: É muito comum encontrarmos servidores com dívidas caras (com taxas altas), exatamente pela falta de acesso a comparação de taxas no momento da contratação. Nossos robôs analisam cada dívida daquele CPF, e, propõem múltiplas operações que resultam na melhor forma possível de otimizar aquela dívida. Em mais de 100 casos, conseguimos melhorar esses empréstimos antigos ao ponto de zerar ou positivar a margem do servidor.

Qual o impacto que você acredita que a Konsi tem na vida dos servidores?

Paulo: Buscamos sempre conhecer as histórias por trás das nossas operações. Algumas histórias nos marcam, como a da servidora Ângela, que tinha a margem negativa e mesmo assim conseguiu fazer portabilidades que liberou “troco”. No período dessa transação a casa da filha  pegou fogo, o genro dela se machucou no acidente e com o dinheiro liberado na transação ela conseguiu ver uma forma de ajudar a filha a recomeçar. Seria uma pessoa sem muita perspectiva naquele momento e o aplicativo fez a diferença para ela ajudar a filha.

Como vocês se diferenciam nesse mercado de consignados?

Paulo: Entendemos os servidores que não querem nem ouvir falar em consignado, esse mercado sempre foi marcado por assédio de ligações, taxas abusivas e práticas nebulosas. Nossa missão é mostrar que somos diferentes nesse contexto. O maior objetivo da Konsi é dar poder de escolha ao nosso público, ajudar o servidor a fazer melhores escolhas, não contratar crédito sem comparar bancos e saber a melhor opção. Grande parte do público contrata consignado direto com seu gerente, sem saber se está fazendo um bom negócio. O gerente é vendedor, é um profissional que atende aos interesses do banco que ele trabalha, ele não vai alertar ao servidor que existe taxa melhor que a dele no mercado…

Como vocês garantem a segurança da transação no app?

Paulo: A aprovação das propostas no app acontecem em duas etapas. Nossos robôs mostram todas as oportunidades disponíveis para cada servidor, após escolha da melhor opção, o servidor aceita a proposta na Konsi e depois recebe o link do banco que ele está contratando para confirmar a proposta previamente autorizada.

O servidor precisa abrir uma conta nesse banco que ele está contratando crédito?

Paulo: Não, não precisa ter conta no banco. O valor do consignado é descontado na folha, não precisa de conta no banco onde está contratando o crédito.  

O aplicativo é gratuito?

Paulo: Sim, o aplicativo é 100% gratuito. O público não paga nem para baixar, nem para fazer qualquer operação dentro da plataforma.

Como a Konsi surgiu?

Paulo: Surgiu a partir da nossa inquietação em ver como o público não tem acesso a informação e se endivida sem muito planejamento. Começamos com uma operação off line, a Trade Off, nos credenciamos nos principais bancos do país e começamos a comparar as taxas para oferecer ao público uma verdadeira assessoria financeira. A Konsi foi fruto da nossa vontade de ampliar esse serviço de forma automatizada e para cada vez mais pessoas. Hoje, conseguimos calcular as oportunidades e comparar mais de 15 bancos em segundos. O servidor tem uma ferramenta poderosa em seu celular. Temos mais de 14.000 usuários no aplicativo, atendemos funcionários do governo da Bahia, estamos chegando em São Paulo e nosso objetivo é chegar em cada vez mais pessoas, acabando com dívidas caras e promovendo o crédito consciente.

O aplicativo está disponível para download para smartphones Android e IOS.

www.konsi.com.br

Este conteúdo não reflete a opinião do site BNews e é de inteira responsabilidade do autor

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp