Informe

Descarte incorreto de óleo pode criar problemas em casa e no meio ambiente

Divulgação
Se ligue na dica da campanha de verão da Embasa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/01/2023, às 09h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Família e amigos reunidos para curtir o verão. O clima pede aquele lanchinho especial, quem sabe uma coxinha ou aquele bolinho de chuva... Mas o que fazer com o óleo que sobrou da fritura? Tem quem ache que basta jogar pelo ralo que está tudo resolvido, mas aí que mora o perigo. Descartado indevidamente em ralos e pias, o óleo vai endurecendo e se acumulando na tubulação, podendo obstruir totalmente a passagem seja na rede interna do imóvel ou na rede pública coletora de esgoto.


E aí é aquele transtorno! Com a rede entupida, os resíduos podem terminar retornando para dentro de casa ou extravasando nas ruas pelos poços de visita. Além da sujeira que atrai insetos e facilita a proliferação de doenças, esse esgoto pode parar na rede de drenagem de água da chuva e ser escoado para rios e praias. Para se ter uma ideia, um litro de óleo contamina até 20 mil litros de água. 


Então se ligue na dica da campanha de verão da Embasa:

Deixe o óleo esfriar e coloque dentro de uma garrafa plástica. Esse material pode ser descartado em coletores de fabricantes de sabão ou de produtores de biocombustível. Além de evitar transtornos e contribuir para a preservação do meio ambiente, essa ação pode gerar renda para as famílias que trabalham nesses locais.


A rede de esgoto é fundamental para nossa saúde e qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Este conteúdo não reflete a opinião do site BNews e é de inteira responsabilidade do autor

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp