Infraestrutura

Descaso: Via Bahia desmente declaração do ministro dos Transportes

Imagem Descaso: Via Bahia desmente declaração do ministro dos Transportes
Sérgio Passos disse que obras de duplicação da estrada estão atrasadas   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/12/2012, às 16h23   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


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Apesar das péssimas condições que as BRs 324 (Salvador – Feira) e 116 (Minas Gerais – Bahia), se encontram, a Via Bahia Concessionária de Rodovias que administra esses trechos e é cobrada por não cumprir o contrato de concessão que previa melhorias nas rodovias pedagiadas e que decidiu no início deste, no apagar das luzes, aumentar a taxa do pedágio.

No último sábado (15), durante lançamento da Operação Parada-Rodovida, em Simões Filho, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, prometeu fiscalizar pessoalmente a Via Bahia para acompanhar se a concessionária cumpre o que prometeu. "A concessionária tem a responsabilidades e a obrigação de manter a via conservada. Tem que fazer as obras de duplicação da estrada, que já estão atrasadas, dentre outras coisas. Eu já chamei a direção da empresa a Brasília, já advertir o comando da Via Bahia sobre suas obrigações e, brevemente, vou voltar à Bahia e acompanhar de perto essa situação. Nós estamos cobrando o que está em contrato, estamos exigindo o que ela se comprometeu a fazer" explicou o ministro.

A reportagem do Bocão News entrou em contato com assessoria da ViaBahia para que pontos da crítica feita pelo ministro fossem esclarecidos. Por meio da assessoria, a Via Bahia informou que não há qualquer ponto no contrato que não esteja sendo cumprido e o documento é rigorosamente fiscalizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A concessionária alegou que não há nenhuma obra pendente, e sim prazos firmados em contrato para a execução dos serviços. O documento determina, dentre outros, que a recuperação total das rodovias BR-116 e BR-324 seja finalizada até outubro de 2014.

Ano ano passado, a Via Bahia foi alvo de críticas que partiram tanto da população quanto dos próprios deputados estaduais, que, em reunião realizada no mês de junho, para debater debater os problemas e buscar soluções para a BR-324, sob concessão da Viabahia. Após avaliação feita na via pelo Ministério Público Federal (MPF) a Concessionária teve um prazo máximo de 60 dias para concluir as obras e serviços estipulados no contrato de concessão de exploração das rodovias. A decisão foi proferida pelo juiz Wagner Mota Alves de Souza na quarta-feira (16) após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), em julho, através das procuradoras Vanessa Gomes Previtera e Melina Castro Montoya Flores.

A ViaBahia ganhou a concessão para administrar por 25 anos o trecho de 680 quilômetros localizado entre as rodovias BR 116 e BR 324 e BA 526 e BA 528. A extensão cruza 26 municípios, incluindo a capital Salvador, os municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista, além do Porto de Aratu.

- BR 324 (Salvador – Feira de Santana) – 113,2 quilômetros
- BA 526 (Entrada BR 324 – Entrada BA 528) – 9,3 quilômetros
- BA 528 (Entrada BA 526 – Acesso à Base Naval de Aratu) – 4,0 quilômetros
- BR 116 (Feira de Santana – Div. BA/MG) – 554,1 quilômetros

Matéria originalmente publicada às 09h46 do dia 20/12.


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