Infraestrutura

Barracas de praia: demora e confusão no atendimento aos comerciantes

leitor/ Bocão News
Dezenas de ambulantes e barraqueiros se aglomeram na porta da Semop para conseguir realizar cadastro, mas muitos não conseguiram  |   Bnews - Divulgação leitor/ Bocão News

Publicado em 14/11/2013, às 15h26   Alessandro Isabel/ @alessandroisabel


FacebookTwitterWhatsApp

Uma aglomeração de ambulantes e barraqueiros se formou na porta da Secretaria da Ordem Pública (Semop), na Barroquinha, na manhã de hoje (14). No local está sendo feito o cadastro de ambulantes e pessoas interessadas em ter uma das 200 tendas nas praias de Salvador. Ontem também houve confusão. 


A confusão de hoje se formou porque dezenas de ambulantes que pegaram senhas ontem e nos dias anteriores descobriram que não serão atendidos e que só valerão as senhas distribuídas hoje. Uma dessas pessoas é Analice Soares, 52 anos. Ela trabalha na praia de Itapuã desde 1989  e está com medo de perder a barraca. "A prefeitura vai misturar barraqueiros e vendedores ambulantes. Pessoas antigas não conseguiram e outras que nunca tiveram barraca vão tomar o espaço", reclamou. 




Outras pessoas também reclamam de demora no atendimento e falta  de organização da Semop.  Alguns dormiram na fila desde ontem, e outros chegaram de madrugada, mas não conseguiram senha. Eles também questionam o porque de a prefeitura não ter ido às praias realizar o cadastro de quem já trabalhava lá. Muitos denunciam que as pessoas que conseguiram estão vendendo o espaço para terceiros. 

No dia 1º de dezembro a prefeitura começará a distribuir as tendas e iniciará a fiscalizaçã nas praias. Segundo a assessoria de comunicação da Semop, a partir desta data não será mais permitida a presença de ambulantes e barraqueiros sem licença. A Semop também informou que muitos comerciantes estavam levando as senhas para casa e falsificando. Por isso, a secretaria teria tomado a decisão de só atender as senhas distribuídas no mesmo dia. Serão 100 senhas por dia e quem não conseguir deve retornar na segunda-feira. Não há uma data limite para fazer o cadastro.  


Ainda segundo a Semop, parte da confusão se deve à falta de informação, já que muitos ambulantes foram ao local para fazer o cadastro para o Carnaval. O cadastro que está sendo feito no local, porém, é apenas para o comércio nas praias.

Publicada no dia 13 de novembro de 2013, às 09h54

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp