Cidades

Rui entrega oito sistemas de abastecimento de água em Casa Nova

Divulgação
Inauguração ocorreu nesta terça-feira  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/03/2019, às 10h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta terça-feira (12), o governador Rui Costa esteve no município de Casa Nova, no norte baiano, onde entregou oito sistemas de abastecimento de água ao lado do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes.

A estimativa é que cerca de mil pessoas sejam beneficiadas com as obras realizadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Sihs. Os sistemas de abastecimento de água possuem unidades dessalinizadoras e vão atender às localidades de Lagoa Alegre, Cacimbas, Lagoa dos Negros de Cima e de Baixo, Belmonte/Curral Novo, Ouricuri, Riachão Sítio Cachoeira, Luiz Viana e Salgadinho.

As 341 famílias que vivem na zona rural do munícipio de Casa Nova agora terão acesso a água de qualidade para o consumo diário. Como nos poços perfurados pela Cerb a água é salobra, a alternativa encontrada pela empresa para abastecer a comunidade foi o uso da tecnologia da dessalinização e cloração. Depois de passar por tratamento a água é distribuída através de chafarizes eletrônicos e convencionais. Os sistemas são compostos ainda de bebedouros para dessedentação animal, reservatórios e tanques de contenção para tratamento do concentrado.

O gerenciamento dos sistemas de abastecimento com dessalinizadores é feito por operadores das próprias comunidades. Para isso, foram instalados chafarizes eletrônicos, idealizado por técnicos da Cerb, onde os moradores tem acesso a 20 litros de água potável, através de uma ficha, promovendo, assim, o uso consciente da água. "Locais de difícil acesso ou longe dos centros urbanos também precisam de investimentos. Ao encontrar a infraestrutura adequada para cada realidade, a Sihs ajuda a impulsionar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população", avalia o secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags