Cidades

Justiça determina que governos federal e da Bahia prestem assistência a jumentos maltratados

Divulgação
Reportagem do BNews acompanha o caso e mostrou que houve mortes em escala  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/03/2019, às 13h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma decisão da Justiça Federal determinou que a União e o governo da Bahia prestem assistência veterinária, ofereçam abrigo, comida e água a centenas de jumentos maltratados em uma fazenda na BR-116 próximo à cidade de Euclides da Cunha, no centro-norte do Estado.

A sentença foi assinada na última terça-feira (19) pela juíza Arali Maciel Duarte, da 1ª Vara Federal Cível da Bahia, que também proibiu o abate dos animais em novembro do ano passado.

A reportagem do BNews acompanha o caso e mostrou que houve mortes em escala, uma vez que os jumentos não conseguiram aguentar a falta de água e a comida insuficiente.

No despacho, a juíza Arali Maciel Duarte diz que o governo baiano tem que “informar sobre a possível emissão de GTAs [guia de trânsito que atesta também a sanidade do animal] para deslocamento de jumentos no Estado da Bahia após deferimento da liminar ou qualquer outro tipo de autorização relativa ao jumento neste Estado”.

Ela assinalou ainda que os governos federal e estadual precisam tomar “providências necessárias ao cadastro e chipagem dos jumentos, de modo que possa haver um controle da quantidade e origem desses animais”. A magistrada cobrou ainda providências com no sentido de dar assistência e proteger os jumentos que estão na propriedade.

Relacionadas:

Chinês apontado como dono dos jumentos maltratados depõe em Euclides da Cunha; animais continuam morrendo

Centenas de jumentos são vítimas de maus-tratos próximo a Euclides da Cunha

Polícia realiza perícia em fazenda acusada de maus-tratos a jumentos na região de Euclides da Cunha

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp