Cidades

Falhas na distribuição de medicamento para transplantados são investigadas na Bahia

Reprodução
O inquérito civil será conduzido pelo procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/04/2019, às 13h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Supostas irregularidades na distribuição do medicamento imunossupressor Tacrolimo 1mg, que a rejeição dos novos órgãos a pacientes transplantados, na região metropolitana de Salvador, serão investigadas pelo Ministério Público Federal (MPF). 

O inquérito civil será conduzido pelo procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho. De acordo com o órgão, as falhas na distribuição do medicamento já era alvo de um procedimento preparatório.

O procurador solicitou que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) envie informações acerca da regularidade da distribuição do remédio nos últimos cinco anos, e o atual cenário de distribuição e disponibilidade. Além disso, ordenou o enviou de um ofício à direção do Hospital Ana Nery e à Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Camaçari e Região, requisitando informações sobre a regularidade da distribuição aos seus associados, desde o mês de junho de 2018.

Ao BNews, a Sesab informou que o Tacrolimo é adquirido pelo Ministério da Saúde e distribuído para os estados e, devido aos sucessivos atrasos e interrupções no fornecimento, há dois anos a Secretaria criou um estoque regulador com recursos do tesouro estadual a fim de que não ocorra desabastecimento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp