Cidades

Barragem é interditada por risco de rompimento em Maiquinique

Divulgação
Agora, a estrutura está entre as três barragens de mineração com maior risco de rompimento no Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/04/2019, às 06h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Por risco de rompimento e inundação, a barragem de rejeitos da mineração Grafite do Brasil, em Maiquinique, no centro-sul da Bahia, foi interditada pela Seção de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (STR-BA), nesta terça-feira (9).

A determinação foi decretada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que classificou a barragem como categoria de risco alto, tornando a represa uma das três de maior ameaça no Brasil. As barragens de Brumadinho e Mariana, onde aconteceram as tragédias que deixaram centenas de mortos, em Minas Gerais, eram consideradas de risco baixo. Agora, a estrutura está entre as três barragens de mineração com maior risco de rompimento no país. 

Auditores-fiscais constataram a gravidade iminente de acidente de trabalho, que pode resultar em morte ou lesão grave à integridade física ou à saúde de cerca de 150 trabalhadores.

Segundo o relatório técnico de interdição, emitido pelos auditores, entre os problemas de segurança e saúde no trabalho está a falta de instrumentos para monitorar a barragem, a qual tem sinais de falha da estrutura.

O relatório detalha também que a mineradora Grafite do Brasil tem conhecimento de todas as irregularidades e não adota as medidas necessárias. A SRT ressalta que essas medidas são apontadas nas fichas de inspeção feitas por um engenheiro empregado da própria mineradora.

A fiscalização contou ainda com as ações do Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e Agência Nacional de Mineração. A Grafite Brasil é formada pelas empresas Samaca Ferros Ltda e Extrativa Metalquímica S/A.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp