Cidades

Sem receber notificação, idoso tem casa demolida em Camaçari

Divulgação
A residência veio abaixo mesmo com todos os móveis dentro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/05/2019, às 18h59   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

Revoltado com a demolição da casa de um idoso portador de necessidades especiais, um leitor do BNews fez uma denúncia contra a prefeitura de Camaçari. Nas imagens, o homem acusa a gestão municipal de cometer diversas arbitrariedades contra a população e conta que a residência, que fica no Loteamento Parque Nascente do Rio Capivara, veio abaixo mesmo com os móveis de João Pereira de Macedo, 75 anos, dentro. 

Maria Monteiro de Macedo, 47 anos, filha do idoso, está revoltada com a situação, pois o pai possui documentos de posse e residia no local há mais de 25 anos. “Ele estava só em casa só, o meu irmão foi lá dar o café dele e depois foi para a roça. Enquanto isso, dois caras entraram na casa do meu pai, o seguraram pelo braço, colocaram ele na rua à força e derrubaram a casa com o trator. Meu irmão chegou momentos depois e foi ameaçado por dois homens fortemente armados. Depois de muito implorar, ele só conseguiu retirar a cama e a geladeira. Foi uma coisa horrível!”, relatou Maria.

Ela garante que nunca receberam nenhuma notificação da prefeitura sobre a derrubada e que há uma disputa correndo na Justiça, pois a região virou “a galinha dos ovos de ouro” e lá deve ser construído um condomínio. Segundo Maria, outros dois imóveis vizinhos também foram derrubados de forma irregular. 

“A prefeitura acusa uma empresa pela derrubada, mas eu não acredito que ela não esteja envolvida, pois a empresa já tem alvará para a construção. Inclusive, a prefeitura só ofereceu R$ 200 de auxílio-aluguel. Onde vou colocar meu pai com esse valor? Ele está extremamente agressivo e desesperado com tudo o que está passando. Não sabemos o que fazer”, descreveu. A família prestou queixa na 18ª Delegacia Territorial de Camaçari.

A prefeitura, no entanto, se defende e disse que, “após tomar ciência da demolição irregular e arbitrária de um imóvel residencial”, esteve na segunda-feira (20) no local para entender o caso e prestar a assistência necessária ao morador desabrigado. A gestão municipal informou que a demolição foi feita por uma empresa privada que está realizando obras no entorno da residência.

“Na oportunidade, uma equipe de assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) prestou os esclarecimentos necessários aos parentes do idoso, no sentido de prestar apoio oferecendo os benefícios eventuais, como auxílio aluguel, dentre outros”, alegou a prefeitura através de uma nota de esclarecimento. 

A reportagem entrou em contato com o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Genival Seixas, para coletar mais detalhes sobre o caso e os contatos da empresa particular citada como responsável pela demolição irregular. Inicialmente, ele se comprometeu a passar os telefones e as informações solicitadas, mas depois não atendeu mais o celular e nem deu retorno às mensagens enviadas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp