Cidades

Paulo Afonso: Justiça determina instalação de bloqueadores de sinal de telefonia móvel em presídio

Reprodução
Juiz Cláudio Pantoja atendeu pedido do Ministério Público  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 08/08/2019, às 10h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça determinou que o Governo da Bahia faça a instalação e a manutenção de bloqueadores de telecomunicações na Unidade Prisional de Paulo Afonso, no Vale São-Franciscano da Bahia. A decisão ocorreu, nesta quinta-feira (7). 

A decisão liminar foi proferida pelo juiz Cláudio Pantoja em atenção ao pedido realizado pelo promotor de Justiça Igor Miranda, como desdobramento de ação civil pública ajuizada pelo promotor Marco Aurélio Amado.

A medida visa coibir a utilização de aparelhos celulares, GPS, Wi-Fi e telefones sem fio por detentos no interior do estabelecimento prisional. Conforme a determinação, o bloqueio deve alcançar qualquer sinal que permita a comunicação de voz e dados, inclusive em redes 2G, 3G e 4G. 

Conforme a decisão, o Estado tem 60 dias para instalar e enviar ao MP relatório que ateste o bom funcionamento dos bloqueadores. Segundo a ação, os muros da unidade prisional não têm altura suficiente para impedir o arremesso de objetos proibidos e os procedimentos de revista e fiscalização têm falhado no objetivo de evitar a entrada de drogas, armas e aparelhos telefônicos no presídio. De acordo com os promotores, celulares têm sido utilizados por membros de organizações criminosas para organizar e ordenar ações criminosas de dentro do presídio. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags