Bahia

Governo leva alta complexidade cardiológica à região de Irecê

[Governo leva alta complexidade cardiológica à região de Irecê]
16 de Agosto de 2019 às 07:26 Por: Divulgação / Governo da Bahia Por: Redação BNews 0comentários

O governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, autoriza nesta sexta-feira (16), o início das obras de ampliação do Hospital Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, para implantação do serviço de Hemodinâmica. 

Com o investimento  superior a R$ 2,3 milhões apenas em obras, secretário pontua que o novo serviço representa um ganho significativo no tratamento das doenças cardiovasculares para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). ”isso é um grande salto na regionalização da alta complexidade, pois permite realizar exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos como cateterismo cardíaco, angioplastia coronária, bem como embolização vascular de tumores e malformações vasculares cerebrais", ressalta Vilas-Boas. 

Para o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, a hemodinâmica irá salvar vidas de pacientes com infarto do miocárdio que até então necessitavam ser transferidos para Salvador em ambulância ou UTI aérea. “Todas as semanas mandamos pra Salvador de três a cinco pacientes infartados, sem contar os que precisam de exames fora da urgência”.

Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
O cateterismo cardíaco é um termo genérico que se refere a vários procedimentos realizados no laboratório de hemodinâmica. Todos os procedimentos são realizados com emprego de técnicas invasivas e requerem um ambiente cirúrgico com proteção radiológica.

 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas