Eleições

Eleições 2020: Jequié tem seis possíveis candidatos a prefeito

Divulgação/ Prefeitura de Jequié
Grupo do prefeito Sérgio da Gameleira ainda não tem nome consolidado para sua sucessão  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Prefeitura de Jequié

Publicado em 19/08/2019, às 06h00   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

As eleições de 2020 para prefeito de Jequié, no Centro-Sul baiano, devem ter ao menos seis candidatos na disputa. 

Até o momento, o cenário que se desenha aponta para os nomes do deputado estadual Zé Cocá (PP), o deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), o atual vice-prefeito Hassan Iossef (PTB), o ex-secretário municipal de Educação Roberto Gondim (PSB), Alexandre Iossef (PSD) e o ex-candidato a prefeito nas eleições de 2016, Dr. Fernando (PSD).

As movimentações acontecem em meio a um cenário considerado delicado para o prefeito Sérgio da Gameleira (PSB). Com avaliação do mandato tida como ruim junto à população, o socialista, que não poderá ir à reeleição porque está no segundo governo, ainda não tem candidato próprio para sua sucessão. As condições políticas dele para emplacar um novo prefeito também são colocadas em xeque localmente. 

No PP, o nome de Zé Cocá é visto como certo na corrida. Deputado estadual mais votado na cidade no ano passado, com quase 20 mil votos, o parlamentar é apontado nos bastidores como aquele que deve receber a bênção do governador Rui Costa e da primeira-dama do estado Aline Peixoto, nascida no município e com influência política na região. Em 2016, ela apoiou o candidato Tadeu Cafezeiro, que ficou em terceiro lugar. 

“Hoje meu nome está bem postulado. Se aparecer algum outro nome de consenso no futuro, podemos conversar. Hoje, eu serei candidato”, disse Cocá em entrevista ao BNews. Em 2018, o parlamentar fez dobradinha com Antonio Brito na região, recebendo o apoio dele para estadual, mas agora seguirá carreira solo, provavelmente enfrentando um indicado dele nas urnas.

Liderança forte em Jequié, Brito vai lançar o cunhado Alexandre Iossef para disputar a prefeitura. Apesar disso, o deputado federal é sempre lembrado como possível candidato à chefia do Executivo Municipal e seu nome não pode ser descartado ainda. Vale lembrar que o parlamentar foi o mais votado para a Câmara dos Deputados no ano passado, com quase 30 mil votos. Para efeito de comparação, o segundo colocado,  Leur Lomanto Jr., teve 8.939 votos. 

Dentro do PSD, Dr. Fernando, que ficou em segundo lugar nas últimas eleições municipais, também é cogitado. Entretanto, a avaliação é de que é difícil emplacá-lo caso não haja concordância de Brito, o principal player do partido em Jequié.

Atual vice-prefeito, Hassan Iossef, irmão de Alexandre e também cunhado do deputado, é visto como virtual postulante. No entanto, não está vinculado a um grupo político específico atualmente. Não tem relação próxima com Sérgio da Gameleira e também está afastado de Brito, com quem, segundo informações que circulam na região, desentendeu-se. Hoje tem mais proximidade com Zé Cocá, com o qual uma composição como vice não está descartada.

Outra figura lembrada na bolsa de apostas é Leur Lomanto Jr. Apesar da pressão para que se lance na disputa, o deputado federal tem se negado a concorrer, o que deixaria um vácuo de nomes no grupo ligado ao prefeito ACM Neto (DEM), já que, até o momento, a oposição não encontrou outras figuras com musculatura política para representá-la na cidade. 

No PSB, Roberto Gondim é lembrado. Apesar de não ter sido eleito, foi o segundo mais bem votado para deputado estadual na cidade em 2018, obtendo 15.380 votos, desempenho que o credenciaria como nome da sigla para sucessão de Gameleira. Na cidade, o prefeito e o deputado estadual Euclides Fernandes (PDT), que são aliados, serão responsáveis pela escolha. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp