Cidades

Secretário de Meio Ambiente de Esplanada diz que solicitou cerca de R$ 300 mil ao governo para conter óleo

Bruno Luiz/ BNews
“Estamos há cerca de oito dias recolhendo. No domingo a maré nos trouxe cerca de oito toneladas", disse  |   Bnews - Divulgação Bruno Luiz/ BNews

Publicado em 16/10/2019, às 15h38   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente interino da Assembleia Legislativa da Bahia, Alex Lima, e o secretário estadual de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, visitaram algumas localidades atingidas pelas manchas de óleo no litoral baiano. Durante passagem da comitiva por Esplanada, o secretário municipal do Meio Ambiente, Álvaro de Oliveira Pimenta falou sobre a real situação do município:

“Estamos há cerca de oito dias recolhendo. No domingo a maré nos trouxe cerca de oito toneladas. Ontem foram mais três toneladas. Hoje está mais limpo. Estamos recolhendo, e hoje temos mais manchas nas pedras”, disse. 

O secretário disse temer pelo estuário: “o berçário, as áreas de manguem nos preocupam. Estamos entre voluntários, funcionários, garis em torno de sessenta pessoas em Baixios, praia de esplanada. Aqui é o berçário, onde começa a cadeia alimentar. É daqui que o marisqueiro, o morador local tiver o sustento”. Há o medo que o óleo chegue na região de mangue, no Rio Inhambupe, onde fica o estuário. Por isso o secretário municipal fala na importância da criação de uma barreira de contenção.

Disse também que conversa com a Bahia Pesca sobre um possível auxílio aos pescadores, nos mesmos moldes do seguro-defeso. Ainda de acordo com Pimenta, a prefeitura solicitou ao governo cerca de R$ 300 mil.

Ricardo Lobato, morador da localidade e voluntário, falou ao BNews sobre a importância do trabalho voluntário na limpeza: “a gente viu a dificuldade que estava, a emergência, viu como estava nosso paraíso e começou a se comunicar com o outro pra fazer serviço voluntário, já que não tem um órgão pra fazer. Ontem mesmo tinham mais de 40 pessoas. Somos comunidade e temos que esquecer a política e que lembrar da gente”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp