Bahia

Criança morre e outras 19 são internadas com suspeita de ingestão de água contaminada

[Criança morre e outras 19 são internadas com suspeita de ingestão de água contaminada ]
Por: Divulgação Por: Redação BNews 0comentários

Um bebê de 1 ano e 8 meses morreu e outras 21 pessoas do povoado de Lagoa do Boi, na cidade baiana de Araci, foram internadas com suspeita de contaminação pela água. Dos hospitalizados, 19 são crianças e dois são adultos. Seis pacientes já receberam alta.

Amostras da água estão sendo analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O problema começou na última quarta-feira (9), quando o bebê passou mal e foi levado a uma unidade de saúde, mas não resistiu enquanto era transferido para o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana. 

Outros casos foram identificados por agentes de saúde na sexta-feira (11), quando visitaram o povoado de Lagoa do Boi. Os pacientes apresentaram como sintomas vômito, diarreia, dores abdominais e febre. O único vínculo encontrado entre os doentes foi a água. 

De acordo com o Correio, o Hospital Estadual da Criança recebeu 11 pacientes infantis, sendo que seis já tiveram alta. Outros oito estão hospitalizados no próprio município. Vinte e dois adultos também estão doentes, a maioria com sintomas leves. Somente dois estão internados no Hospital Português, em Salvador. 

O abastecimento de água nos povoados de Lagoa do Boi, Lagoa dos Cavalos e Jurema foi suspenso na sexta, em cumprimento ao pedido da prefeitura. Carros-pipa foram colocados para abastecer os moradores afetados.

A contaminação da água com microrganismos prejudiciais à saúde foi descartada nos testes feitos em amostras coletadas pela Embasa. Mesmo assim, o abastecimento continua suspenso até que todas a análises sejam finalizadas. O Lacen somente recebeu as amostras da água nesta terça-feira (15). Os seus resultados devem ficar prontos em até uma semana.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas