Cidades

Sento Sé: garimpo que atrai centenas de pessoas é ilegal e passa por vistoria

Publicado em 16/05/2017, às 11h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Descoberta há cerca de 20 dias, na cidade de Sento Sé, região norte da Bahia, a jazida de ametistas, na Serra da Quixaba, continua a atrair centenas de pessoas para o local, pela facilidade na extração da pedra. 
De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), uma equipe do órgão vai ao local nesta terça-feira (16) para fazer uma vistoria e tomar as providências necessárias após a análise. Os detalhes só poderão ser passados após a visita.
O DNPM informou que o garimpo não tem registro para funcionar. Ainda não há informações se o terreno explorado por garimpeiros há mais de 15 dias na Bahia é particular. Conforme a legislação brasileira, independente disso, todo e qualquer material encontrado abaixo do solo, em território brasileiro, pertenece à União e precisa de regulamentação para ser explorado.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) informou que o único garimpo de ametista reconhecido no estado é o da cidade de Licínio de Almeida, na região sudoeste da Bahia.
O garimpo não está regulamentado, portanto a exploração no local é considerada ilegal. Além disso, tudo é improvisado, desde o espaço de mineração às negociações. O preço do quilo varia de R$ 500 a R$ 3 mil. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp