Coronavírus

Feira: Idosos e pessoas com deficiência deverão usar ônibus em horários alternativos a partir de terça

Divulgação/Prefeitura de Feira de Santana
Medida restritiva busca reduzir fluxo de pessoas do chamado grupo de risco para contágio do novo coronavírus durante horários de pico  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Feira de Santana

Publicado em 04/04/2020, às 15h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A partir da próxima terça-feira (7), a prefeitura de Feira de Santana, Portal do Sertão, passará a limitar a utilização do transporte público urbano para idosos que possuem gratuidade e pessoas com deficiência ou enfermidades entre 8h e 17h e de 19h às 00h.

A medida restritiva editada por decreto municipal busca diminuir o fluxo de pessoas do chamado grupo de risco para contágio do novo coronavírus durante os horários de maior demanda de passageiros no Sistema Integrado de Transporte (SIT).

O secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, afirma que a pasta verificou um aumento de até 30% do número de usuários com gratuidade tarifária e beneficiários de Passe Livre na última na semana, entre 30 de março e 3 de abril.

“Comparamos os dados da bilhetagem eletrônica a partir da primeira semana [23 a 27/março] logo após o decreto municipal 11.498 de 20/03/20 (com as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus) e, mesmo recomendando aos usuários optarem por horários alternativos, a quantidade de pessoas vulneráveis à pandemia que usam ônibus já representava cerca de 15% do total da demanda do sistema municipal de transporte”, explica o secretário.

Segundo Figueiredo, o critério estabelecido por sua equipe, diante da curva crescente, foi redistribuir esse percentual de passageiros especiais no entre picos da oferta de transporte. Ele acrescenta que medidas semelhantes vêm sendo adotadas por outros municípios do País.

De acordo com a prefeitura, a frota de ônibus das empresas Rosa e São João continuará atendendo a comunidade, prioritariamente, em áreas de setores essenciais - como hospitais, farmácias, supermercados, hipermercados, padarias, feiras livres de produtos alimentícios, instituições bancárias, casas lotéricas, postos de combustíveis e clínicas veterinárias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp