Coronavírus

Rui mostra preocupação com aumento de casos de Covid-19 após o São João: "Crescimento absurdo"

Secom
Números de casos praticamente dobrou desde o dia 23 de junho, com mais 900 mortes decorrentes da doença  |   Bnews - Divulgação Secom

Publicado em 10/07/2020, às 08h20   Luiz Felipe Fernandez e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT), em entrevista à rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (10), afirmou que o crescimento dos casos de Covid-19 no interior do estado impressiona a gestão.

Ele ressalta que houve um "crescimento absurdo" na taxa de contaminação após o São João, depois de cenas de aglomerações e festejos, com direito a guerras de espada.

"Nós estamos muito preocupados com o São João, eu diria que antecipar os feriados foi uma medida acertada, mas não suficiente. Infelizmente, presenciamos um crescimento absurdo vertical da curva de contágio. Desde o início da pandemia, o crescimento tem sido lento e suave, o que faz a Bahia estar entre os estados com melhor performance. Se olharmos os óbitos, temos 3,3%, portanto, uma taxa inferior à média nacional (...) Foram muitos encontros de famílias durante as festas, na zona rural, nas fazendas, festas com até 100 pessoas, aglomerações em festas como paredões", comentou o governador.

Rui esteve reunido nesta quinta-feira (9) com 64 prefeitos para entender o avanço do vírus e saber sobre ações contra a disseminação da doença. Nesta sexta, ele estará com mais 33 gestores. 

No dia 23 de junho, a Bahia contabilizava 49.084 casos do novo coronavírus. Nesta quinta-feira, dia 9 de julho, pouco mais de duas semanas após o feriado que havia sido antecipada por decreto, o estado registra 98.319 infectados. Foram cerca de 900 mortes a mais neste período.

SECRETÁRIO DE SAÚDE ALERTA

Nesta sexta-feira (10), o secretário Fábio Vilas-Boas lamentou o relaxamento das medidas de isolamento que resultou no fim da "estabilização" da taxa de contaminação. "É hora de aumentar os esforços", avaliou.

Em uma publicação feita no Twitter, Vilas-Boas diz que a incidência de casos no interior é "evidente e preocupante". Ele pede para que todo o esforço feito até agora não seja desperdiçado e evoca a união dos prefeitos com o governador Rui Costa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp