Educação

Cidade da Bahia fica em 1º lugar em ranking de transparência da gestão pública do Nordeste

Divulgação
Levantamento avaliou municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo capitais  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/12/2018, às 23h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um levantamento realizado pela Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, divulgado nessa quarta-feira (12), apontou que o município de Vitória da Conquista, no sul da Bahia, ocupa a primeira colocação no Nordeste em termos de transparência na gestão pública. No ranking nacional, a Suíça baiana está em quarto lugar.

O estudo foi elaborado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), com a proposta de avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência. Considerando os resultados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas (IBGE) no último ano, a pesquisa avaliou os Estados, o Distrito Federal e os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais.

Em seu portal online, a prefeitura de Conquista deixa disponíveis informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, dentre outros. Tudo isso foi avaliado pelo estudo.

“Esse é um dos primeiros resultados de que estamos no caminho certo, modernizando e inovando nas ferramentas de acesso as informações públicas”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp