Eleições

FÁTIMA: carreata em apoio a pré-candidato do PT será questionada no Ministério Público; assista

Reprodução
Ato a favor de Binho de Alfredo provocou aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus. Prefeito Sorria vai buscar meios legais contra adversário  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/07/2020, às 13h35   Leo Barsan


FacebookTwitterWhatsApp

Uma carreata em clima de campanha eleitoral em Fátima, no nordeste baiano, pode levar o pré-candidato do PT Fábio José Reis de Araújo, conhecido como Binho de Alfredo, a responder a processos nos ministérios públicos Estadual e Eleitoral. Ao menos, é o que aponta o prefeito Manoel Missias Vieira, o Sorria (PP).

O gestor anda contrariado com o movimento político realizado na cidade, nesta segunda-feira (6), em meio ao combate ao coronavírus, e avisou que vai buscar os meios legais.

Imagens que ganharam nas redes sociais mostram parte da população em carros e motos circulando pelo centro do município em ritmo acelerado para as eleições. Nos vídeos aparecem pessoas aglomeradas e algumas delas não utilizam máscaras de proteção, contrariando o decreto de distanciamento social. Buzinaço, fogos de artifício e fumaça compõem o cenário da pacata cidade distante 340 quilômetros da capital baiana.

Fontes da prefeitura afirmaram ao BNews que a Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas para dispersar o ato em apoio a Binho de Alfredo. Segundo a assessoria da gestão municipal, um ofício será encaminhado aos ministérios públicos Estadual e Eleitoral para que medidas cabíveis sejam adotadas, a fim de punir os responsáveis pela carreata.

Binho de Alfredo disse à reportagem que tomou conhecimento do ato após imagens terem sido enviadas por WhatsApp. O pré-candidato do PT assegura que não convocou a carreata e nem estava na cidade. “Não estimulo e nem concordo com nenhum ato de aglomeração neste momento. Eu estava com meu pai na zona rural da cidade”, garante. Fátima tem 17 casos confirmados de coronavírus e não registra mortes, segundo boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde.

Cena política

Derrotado nas eleições municipais de 2016, Binho de Alfredo tem conquistado apoios relevantes para viabilizar a candidatura. O vice-prefeito de Fátima, Eduardo Pires, rompeu com o prefeito Sorria em junho e adiantou que caminhará ao lado do petista no próximo pleito.

Em carta divulgada à população, Pires afirmou ter sido desprezado pela administração municipal. “Não mais podia me submeter ao desrespeito e desvalorização que venho sofrendo na atual administração. Jamais tive o respeito que requer o meu cargo. Ao longo do tempo, fui esquecido pela administração e há mais de ano, alguns da administração, já diziam aos quatro cantos que Eduardo Pires, esse que vos escreve, não mais serviria pra disputar o pleito que se avizinha como vice-prefeito. Neste instante, declaro apoio a pré-candidatura de Binho de Alfredo para Prefeito de Fátima”, escreveu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp