Cidades

Governo da Bahia decreta situação de emergência em Ubaíra e Irajuba

Leitor BNews
A publicação é assinada pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster   |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 05/02/2020, às 07h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município de Ubaíra, a 270 Km de Salvador, fizeram o governo do Estado decretar situação de emergência na última terça-feira (4). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada da cidade é de 19.895 pessoas.

Segundo o decreto, a situação de emergência entra em vigor na data de publicação e tem o prazo de 180 dias. A publicação é assinada pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.

Irajuba

Se por um lado cidades estão entrando em situação de emergência por conta das chuvas, outras decretam emergência por causa da seca. É o caso da cidade de Irajuba, a 307 Km de salvador, que tem pouco mais 7.200 habitantes, segundo estimativa do IBGE. 

O decreto que também foi publicado ontem, diz que os danos decorrentes da estiagem estão afetando as atividades econômicas e a população do município. A situação de emergência vale por 180 dias. 

Para que um município decrete situação de emergência é preciso emitir uma série de relatórios técnicos da Bahiater; Embasa, Inema, e Sudec para a comprovação dos prejuízos públicos e privados causados pela escassez ou excesso de chuvas.

Com a medida é possível mobilizar todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, com o objetivo de apoiar as ações de resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp