Meio Ambiente

Jacobina: Jaguatirica, guaxinim, caxinguelê e tatu são vistos em reservas particulares

Reprodução
Atualmente, 18 câmeras fotográficas do tipo TRAP são utilizadas no trabalho  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/08/2019, às 07h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Jaguatirica, guaxinim, caxinguelê e tatu foram alguns dos animais filmados por câmeras do projeto de monitoramento de fauna, Floresta Legal, em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), na cidade de Jacobina, no Centro-Norte da Bahia, em julho. O projeto foi idealizado pelo pesquisador do Núcleo de Estudos e Cultura Necc/Uneb Jacobina, professor Fábio Carvalho, e é executado em parceria com o Ministério Público do Estado (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Pablo Almeida, e Instituto Água Boa, representado por Jorge Velloso.

Segundo o promotor de Justiça, as reservas são instrumentos postos à disposição dos particulares para que estes possam contribuir para a preservação do meio ambiente. Ele ressalta que as RPPNs são unidades de conservação de domínio privado, gravadas com perpetuidade na matrícula do imóvel, com o objetivo de conservar a diversidade biológica, sem afetar a titularidade do bem.

Atualmente, 18 câmeras fotográficas do tipo TRAP são utilizadas no trabalho. Já foram capturadas imagens de felinos de grande e médio porte, como a onça parda, conhecida também como suçuarana; o gato mourisco, conhecido também como onça de bode ou jaguarundi; a jaguatirica, conhecida como leopardus pardalis; raposas, veados, tamanduá-mirim, macacos pregos, teiú-gigante, irara, quatis e cutias em mais de nove cidades da região centro-norte baiano.

As imagens abaixo mostram um corredor de áreas convertidas em RPPNs, em Jacobina, um total de 13 propriedades rurais, além dos animais gravados em julho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp