Meio Ambiente

Ilhéus: Retirada de árvores em avenida é alvo de ação do MP

Secom/Ilhéus
Amendoeiras centenárias estão sendo arrancadas da via para dar lugar a uma ponte  |   Bnews - Divulgação Secom/Ilhéus

Publicado em 14/07/2020, às 13h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público estadual pediu à Justiça que conceda liminar obrigando a prefeitura de Ilhéus, no sul baiano, a suspender a retirada de árvores centenárias na Avenida Vieira Soares. Segundo a gestão, a supressão de amendoeiras faz parte do licenciamento do projeto de uma nova ponte que será construída no local.

Com a retirada das árvores, aves da espécie maritaca ficaram sem ter onde pousar e estão buscando refúgio em telas de apartamentos da região. Na semana passada, o BNews publicou reportagem demonstrando a situação.

O promotor de Justiça Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo pediu que as árvores, relacionadas ao acesso viário da Ponte Jorge Amado, não fossem retiradas sem apresentação prévia do plano de manejo de fauna. “As referidas árvores abrigam famílias inteiras de pássaros do gênero ‘maritaca’, os quais ali residem há décadas e não estão tendo o devido tratamento de serem remanejados para outro local”, alertou o promotor. Paulo Figueiredo destacou que não se sabe se houve plano de manejo de fauna no processo de licenciamento ambiental da obra do acesso viário.

Segundo ele, a informação já foi requisitada, mas, “ainda que tenha havido esse estudo e tenha sido incluído no licenciamento ambiental da obra, o mesmo não está sendo devidamente cumprido pelo Município de Ilhéus, em detrimento daquelas aves desamparadas”.

O promotor de Justiça explicou que as aves são espécie selvagem do bioma Mata Atlântica e possuem características altriciais - não sobrevivem sem os seus pais. Para ele, a supressão das árvores e, consequentemente, dos ninhos levará ao declínio de toda uma geração, o que pode afetar a perpetuação dessa população de pássaros no Centro de Ilhéus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags