Política

Feira de Santana: vereadores denunciam falta de aulas, carteiras e merenda em escolas municipais

Reprodução
Situação foi discutida por vereadores durante sessão na Câmara Municipal  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 14/02/2019, às 11h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Falta de aulas e carteiras, além de falhas na distribuição de merenda escolar em escolas municipais foram assuntos discutidos durante sessão ordinária, nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Feira de Santana, a cerca de 108 km de Salvador.

Na oportunidade, o vereador Roberto Tourinho (PV) teceu duras críticas à prefeitura por deixar alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Municipal Joselito Amorim sem aulas. “Quero ainda dizer da minha tristeza e decepção pelo que estão transformando o Colégio Municipal Joselito Amorim, que já foi referência de ensino em Feira de Santana. Estão transformando ele a ossos de borboleta, estão reduzindo a nada. As crianças do 6º ao 9º ano terão que esperar mais um pouco porque não tem carteira escolar e papel higiênico para eles estudarem”, disse.

Ele ainda acrescentou: “é muito fácil dizer que o Município já está providenciando merenda escolar, mas a barriga não espera. É fácil dizer que o Município já está providenciando as carteiras. Tenho dito: o prefeito que obedece deve abrir os olhos para o prefeito do pilão. Ano passado, nesse mesmo período, as escolas abriram sem merenda ou sem carteiras? Acho que não. Não tenho conhecimento disso. Mas, porque está acontecendo isso com o prefeito que obedece?”.

Na mesma sessão, o vereador e líder governista Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha (DEM) saiu em defesa do Município. Ele explicou que a Secretaria Municipal de Educação trabalha, junto ao Departamento de Licitações e Compras da Prefeitura (DLC), para acelerar o processo de aquisição de carteiras.

 “Algumas escolas estão se queixando da falta de material de limpeza. Porém, isso já está sendo providenciado. O que aconteceu foi alguns diretores se atrasarem em pedir o material na secretaria. Não é preciso fazer alardes, porque estamos no início do ano letivo, tudo vai ficar bem. A rede municipal de educação continuará funcionando bem”, afirmou.

Reforçando o discurso do colega Lulinha, o vereador Marcos Lima (PRP) usou o seu tempo na tribuna para acrescentar que medidas estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) visando reduzir as carências das escolas no momento. Além disso, acrescentou que a merenda escolar será normalizada com a conclusão da licitação na área da agricultura familiar.

“As merendas já estão passando pelos testes de qualidade na Secretaria de Educação. A Prefeitura tem uma parceria com os agricultores dos distritos. Eles fornecem frutas e legumes para a alimentação dos alunos. Queremos que tudo aconteça de forma adequada. Até quinta-feira a situação das merendas será regularizada”, pontuou.

Nitidamente indignado, o vereador Alberto Nery (PT) usou a para questionar o cancelamento do retorno do período do ano letivo da rede municipal de Feira de Santana. Fazendo leitura da matéria “Falta de material atrasa volta às aulas em Feira”, publicada pelo jornal Folha do Estado.

“Os vereadores Lulinha e Marcos Lima tentaram justificar o injustificável. Houve dois meses de férias e a rede sabia que as aulas retornariam segunda-feira (11). O jornal noticia que as aulas não retornaram por falta de material. É dever dos gestores providenciar o que é necessário para os alunos estudarem”, criticou.

Outro lado

A reportagem tentou contato durante todo o dia com a prefeitura, que deve enviar um posicionamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp