Política

Itabuna: PP articula filiação de Fernando Gomes e seu sucessor para 2020

Paulo M. Azevedo / BNews
Prefeito está sem partido desde que deixou o DEM, com a reclamação que teria sido “maltratado” por ACM Neto   |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / BNews

Publicado em 09/06/2019, às 12h11   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

As articulações pela sucessão do prefeito Fernando Gomes (sem partido) em Itabuna perpassam por eventual desembarque do seu núcleo de governo no Partido Progressista. 
Emissários da legenda comandada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, já entraram em campo e começaram a pavimentar a aproximação. 

“Eu estive lá com o prefeito e eu tratei desse assunto com ele, ele mostrou simpatia pelo partido, mas não foi nada mais avançado. Eu falei com meu partido, com João Leão, com os deputados, eles também mostraram que têm interesse, simpatia pelo Fernando Gomes, sabem que ele é um grande político, mas ficou nisso aí. Eu vou buscar esse entendimento mais para frente, mas não tem nada de muito avançado. Para mim seria uma honra trazer Fernando para o partido”, contou ao BNews o deputado estadual Dal, ex-PCdoB – recém-chegado ao PP.

Se o namoro avançar para casamento, Fernando Gomes também levaria ao ninho pepista sua secretária de governo, Maria Alice, e o seu sobrinho Dinailson Gomes, conhecido como Son Gomes, que hoje é secretário de Administração e principal nome governista cotado para a disputa de 2020.

No mês passado, a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) acatou um recurso da prefeitura e decidiu por mantê-lo no cargo, afastando a suspeita de nepotismo, por considerar que a nomeação foi feita por critérios técnicos.

O principal entrave para a filiação do clã Gomes nas fileiras do PP, relatam fontes locais, é o pedido do prefeito para ter o comando municipal da legenda – o que ainda estaria sob avaliação dos caciques do partido.

Fernando Gomes está sem partido desde 2017, quando deixou o DEM, com a reclamação de que teria sido “maltratado” por ACM Neto – principal cacique do Democratas na Bahia.

A declaração foi contestada na época pelo então presidente do DEM baiano, José Carlos Aleluia, segundo o qual Fernando Gomes lhe parecia “uma alma penada a zanzar na política”

“Fernando Gomes e Rui Costa se merecem”, bradou Aleluia, prevendo migração do prefeito de Itabuna à base do governador Rui Costa (PT), que pode se confirmar com eventual filiação ao PP.

Naquele mesmo ano, Cacá Leão confirmou convite a Fernando Gomes, mas a relação não avançou.

A reportagem tentou contato com o prefeito Fernando Gomes desde quinta-feira (6), através de sua assessoria, mas não obteve nenhum retorno.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp