Política

Presidente da Câmara de Cachoeira vai acionar Rui na Justiça por ausência na transferência da sede do governo

Reprodução
Governador Rui Costa nunca prestigiou a solenidade que foi instituída por lei  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 24/06/2019, às 21h28   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, Josmar Barbosa (PRB), afirmou ao BNews que vai à Justiça contra o governador Rui Costa (PT) por causa das sucessivas ausências do petista na solenidade de transferência da sede do governo para o município, que acontece todo ano no dia 25 de junho. 

"Eu como presidente da Câmara vou interpelar judicialmente o governador do Estado porque a transferência do Governo para o município de Cachoeira não é mera vontade do governador, nem do prefeito e nem do povo de Cachoeira, isso é feito por força de uma lei", afirmou ao BNews.

Josmar lembrou que o ex-governador Jaques Wagner (PT) fazia questão de prestigiar o evento: "chegava cedo aqui, trazia secretário, despachava, conversava com liderança, atendia prefeitos da região e trazia demandas para o município. Ele fez isso durante todos os anos de seu mandato. Infelizmente, Rui Costa  não só desrespeita o povo, como descumpre a lei 10.695/2007. No dia 26 de junho eu vou acionar o jurídico da Câmara de Vereadores  porque eu vou interpelar o governador. Se tem lei é para se cumprida. Se não for cumprir, revoga essa lei. O que não pode é ele desrespeitar uma lei", esbravejou.

O presidente da Câmara disse que a população fica indignada com a "falta de educação" de Rui Costa: "temos a vontade de que ele esteja aqui conosco, mas não é só nossa vontade. Nós ficamos indignados e aborrecidos com esse assunto, a falta de atenção do governador, e vamos buscar a Justiça para ver o que ela fala. Se não tiver como cumprir a lei, então revoga. Vamos buscar judicialmente, vamos forçar o governador a cumpri essa lei. Vamos cobrar a falta de cumprimento da lei 10.695/2007”.

A lei a que o presidente da Câmara se refere é de 2007. Depois de instituída a lei na gestão do então governador Jaques Wagner, a solenidade passou a ser organizada pela Câmara de Vereadores de Cachoeira e ocorre todo dia 25 de junho.

Rui nunca compareceu. Este ano, caberá à secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, a incumbência de representar o governador nos atos de transferência da sede do governo para Cachoeira.

A cidade tem 13 vereadores, sendo sete da oposição - incluindo o presidente da Câmara, e seis da situação. Nos bastidores, boa parte acredita ser uma falta de elegância e cordialidade do governador o fato dele nunca ter prestigiado o evento tão importante para a cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp