Brasil

Eliana Calmon diz que acusações contra Toffoli causam ‘desconforto’, mas que ainda acredita no STF

Valter Campanato/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 11/05/2021, às 20h07   Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon afirmou ao BNews que está “perplexa” com as recentes acusações da Polícia Federal (PF) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, por suspeita de venda de decisões judiciais a dois prefeitos do Rio de Janeiro (RJ). 

“Eu estou em estado de perplexidade. Sempre achei que havia um exagero muito grande nas críticas feitas ao STF, mas essa notícia me pegou inteiramente de surpresa”, avaliou a baiana. 

A ministra aposentada do STJ também afirmou ser “do time que ainda acredita no Supremo”, mas ponderou: “tenho respeito institucional, mas ultimamente sinto um desconforto com a Corte, por causa de casos como esse”. 

As supostas vendas de decisões teriam ocorrido entre 2014 e 2016, em processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do qual Toffoli fez parte de 2012 a 2016 e chegou a ser presidente em 2014. As acusações, baseadas em delação premiada do ex-governador do RJ Sérgio Cabral, foram encaminhadas ao STF em pedido de abertura de inquérito. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp